one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mohammad-Javad Zarif, chanceler do Irã

Imagem:

Compartilhar:

Síria: Teerã lamenta recuo da ONU sobre presença nas negociações de paz

Criado em 21/01/14 10h40 e atualizado em 21/01/14 10h43
Por Agência Brasil*

Brasília – O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, lamentou hoje (21) o recuo da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a participação do Irã na Conferência de Paz Genebra 2, que busca o fim dos conflitos na Síria.

“Nós lamentamos que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon tenha, sob pressão, retirado o convite”, disse Zarif.

Menos de 24 horas depois de convidar o Irã, Ban Ki-moon retirou o convite ao país – aliado regional de Damasco, apesar da relutância imediata dos Estados Unidos e dos grupos da oposição sírios.

O Irã recusa-se a aceitar um eventual governo de transição na Síria, uma das posições apoiadas durante a primeira reunião internacional sobre o conflito na região, em 2012.

Leia também outras notícias em Internacional 

“Eu deixei bem claro durante os vários telefonemas com o secretário-geral das Nações Unidas que o Irã não aceita pré-condições para estar presente nas conversações”, disse Zarif.

“É lamentável que Ban Ki-moon não tenha coragem de informar os motivos reais que o levaram à retirada do convite”, acrescentou o chefe da diplomacia iraniana, lembrando que o “Irã não tinha sido inicialmente aceito”, como participante.

A diplomacia russa já considerou "um erro" o recuo da ONU sobre a presença do Irã na conferência de paz sobre a Síria, que ocorrerá na quarta-feira (22).

*Com informações da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário