one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Parque Industrial de Kaesong (Coreia do Norte) está sendo desenvolvido na região, com contribuição econômica da Coreia do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Sul cria comissão para estudar reunificação com o Norte

Criado em 25/02/14 13h04 e atualizado em 25/02/14 13h40
Por Da Agência Brasil* Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-hye, anunciou hoje (25) a criação de uma comissão encarregada de elaborar estratégias sistemáticas e construtivas para o projeto de reunificação com a Coreia do Norte. "É necessário preparar a reunificação, que abrirá uma nova era na península", declarou Park Geun-hye no discurso de aniversário do seu primeiro ano de mandato. Park sublinhou que o fim da divisão seria benéfico para todos pela combinação entre o know-how do Sul e os recursos naturais do Norte.

Essa comissão multidisciplinar de peritos vai trabalhar para promover o diálogo e as trocas intercoreanas, tendo em vista a reunificação. Seul, capital do Sul, e Pyongyang, capital do Norte, ainda não assinaram um tratado de paz que substitua o armísticio de 1953 - quando terminou a Guerra da Coreia.

Veja também no Portal EBC:

Começam encontros entre famílias separadas das Coreias do Norte e do Sul

Coreia do Norte: Coreia do Sul manifesta apoio ao relatório da ONU

ONU acusa a Coreia do Norte de crimes contra a humanidade

A reunificação da península coreana é, há muito, um objetivo de ambos os lados, mas a opinião pública do Sul está cada vez mais hesitante, devido ao fosso econômico que separa os dois países. A Coreia do Sul é a quarta economia asiática e seu Produto Interno Bruto representa 40 vezes o da Coreia do Norte. Para os peritos, com a criação de uma comissão específica para a questão, além do já estabelecido Ministério para a Reunificação, a presidente Park espera despertar o interesse enfraquecido da opinião pública para esta questão. 

Na semana passada, foi promovida a primeira reunião em três anos de famílias divididas pela separação das duas Coreias. Acompanhados por parentes próximos, os 82 idosos sul-coreanos eleitos para integrar o primeiro dia de reuniões encontraram com as respectivas famílias do Norte. Haverá uma segunda rodada de encontros, com 88 candidatos norte-coreanos a estabelecerem contato com 360 parentes que vivem na Coreia do Sul, depois de terem passado mais de seis décadas separados. O encontro na última semana foi o 19º entre famílias separadas pela guerra.

* Com informações da Agência Lusa

Editor: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário