one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ONU responsabilizou o presidente sírio, Bashar Al Assad por crimes de guerra e contra a humanidade.

Imagem:

Compartilhar:

EUA acusam Rússia de favorecer permanência de Al Assad no poder

Criado em 17/02/14 16h00 e atualizado em 17/02/14 16h10
Por Da Agência Brasil * Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, acusou hoje (17) a Rússia de trabalhar para que  presidente da Síria, Bashar Al Assad, permaneça no poder. No último sábado (15), a segunda rodada de negociações no âmbito da conferência para a paz na Síria, Genebra 2, terminou sem avanços.

“O regime obstruiu, não fez mais do que continuar a bombardear o seu próprio povo com barris de explosivos e a destruir o seu próprio país. E eu lamento ter de dizer que ele o fez com o apoio do Irã, do Hezbollah e da Rússia”, disse Kerry em uma entrevista à imprensa em Jacarta.

Leia outras notícias internacionais

“A Rússia deve fazer parte da solução em vez de fornecer ainda mais armas e ainda mais ajuda ao regime sírio para favorecer Assad”, acrescentou.

A Rússia, por outro lado, se manifestou e pediu ao enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe para a questão síria, Lakhdar Brahimi, que as partes não se culpem pela falta de progresso nas negociações.

"Foi um diálogo difícil, dadas as sérias diferenças entre as autoridades sírias e a oposição em relação a um acordo político-diplomático para a Síria e as prioridades em relação à solução dos problemas", disse o ministro de Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.

A Conferência de Paz Genebra 2 foi iniciada pelos Estados Unidos, que apoia a coligação da oposição síria, e Moscou, que apoia o governo.  A segunda rodada de negociações terminou sem resultados no sábado, o que colocou em dúvida o futuro dos entendimentos para pôr fim aos três anos de conflito na Síria. 

O Communiqué de Genebra, documento adotado em 2012, prevê o fim da violência sob todas as formas  e a formação de uma autoridade governamental de transição, mas sem mencionar o destino de Assad. No primeiro encontro direto desde o início dos conflitos, as duas partes insistiram nas suas posições e não avançaram.  A questão do destino do presidente sírio, decisiva na batalha negocial entre poder e oposição, acabou por bloquear o segundo  diálogo no final de janeiro.

O conflito na Síria, em que uma revolta pacífica desencadeada em 15 de março de 2011 evoluiu para um conflito armado face à repressão do regime, já provocou mais de 135 mil mortos, acima de 2 milhões de refugiados em países vizinhos e 4,5 milhões de deslocados internos.

* Com informações da Agência Lusa e da Itar Tass

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário