one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira Colombiana.

Imagem:

Compartilhar:

Governo colombiano promete investigar denúncia de corrupção no Exército

Criado em 17/02/14 14h35 e atualizado em 17/02/14 14h43
Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, anunciou hoje (17) que “terá tolerância zero com a corrupção” no Exército do país e informou que a Controladoria e a Procuradoria-Geral da República investigarão as denúncias de um suposto esquema de contratos fraudulentos organizados por generais e coronéis.

“Quando se fala do Exército da Colômbia, fala-se de uma instituição que antecede a República e que, sempre, em todos os momentos da Nação, foi quem deu a cara e lutou por todos os colombianos”, defendeu, em um pronunciamento.

Pinzón informou ter designado uma comissão para revisar as gravações publicadas em reportagem da revista colombiana Semana. O material, veiculado na edição desse domingo (16), apresenta conversas de generais e coronéis, gravadas entre 2012 e 2013, que fazem referência a contratos milionários de diferentes unidades militares, com superfaturamento de até 50% do valor real das negociações.

A reportagem mostra evidências do uso de informações privilegiadas, o que teria permitido a alguns negociadores do Exército a imposição de contratos fraudulentos em compras e licitações.

A denúncia é a terceira em menos de 15 dias sobre a atuação do exército colombiano. As duas anteriores diziam respeito ao uso de escutas ilegais pela inteligência do Exército, direcionadas aos negociadores do governo colombiano e da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e também a jornalistas locais e estrangeiros que cobrem o processo de paz em Havana, Cuba.

Leia também outras notícias em Internacional 

Em plena campanha para as eleições legislativas de março e para as presidenciais de maio, as denúncias esquentam o debate político e aumentam a pressão dos adversários políticos sobre o governo de Juan Manuel Santos. Após as primeiras denúncias sobre a espionagem do processo de paz, dois chefes da inteligência policial foram afastados e Santos pediu uma investigação aprofundada.

Após as denúncias de contratos superfaturados, a oposição começou a pressionar o governo para que o ministro Pinzón seja afastado do cargo.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário