one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mount Kelud, Indonésia

Imagem:

Compartilhar:

Vulcão na Indonésia deixa pelo menos dois mortos

Criado em 14/02/14 07h52 e atualizado em 14/02/14 08h03
Por *Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto

Uma erupção vulcânica na Ilha de Java causou a morte de pelo menos duas pessoas e levou à retirada de moradores, interrompendo ligações de longo curso e fechando aeroportos internacionais. O Mount Kelud, considerado um dos vulcões mais perigosos da região, expeliu cinzas e rochas em brasa nessa quinta-feira (13) à noite, poucas horas depois de ter sido lançado o estado de alerta.

Imagens de emissoras de televisão da Indonésia mostram cinzas e rochas caindo nas aldeias e a fuga de moradores, em carros e motos, para os centros de abrigo.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

Um homem e uma mulher, ambos com 60 anos, morreram depois de materiais vulcânicos terem coberto os telhados de suas casas, causando desabamentos no distrito de Malang, informou o porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. "As casas foram mal construídas e parecem ter entraram em colapso com o peso", disse.

Cerca de 200 mil pessoas de 36 aldeias, em uma área de 10 quilômetros, na zona oriental de Java, foram obrigadas a sair das localidades, acrescentou o porta-voz.

A companhia aérea Virgin Australia informou que cancelou todos os voos de e para Phuket, Denpasar e ilhas de Christmas e Cocos.

Um porta-voz da companhia australiana Qantas disse que os voos entre Jacarta e Sydney foram adiados para este sábado (16).

As cinzas cobriaram as cidades javanesas de Surabaya, Yogyakarta e Solo, onde os aeroportos internacionais foram fechados temporariamente, disse o representante do Ministério dos Transportes Herry Bakti, enquanto a Metro TV mostrava imagens de aviões em terra cobertos de cinzas. "Todos os voos para esses aeroportos foram cancelados e outros, incluindo alguns entre a Austrália e Indonésia, foram desviados", disse Bakti.

Monte Kelud, que já provocou mais de 15 mortes desde 1500, é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia. No início deste mês, o Vulcão Mount Sinabung, no oeste da ilha de Sumatra, desencadeou forte erupção, causando pelo menos 16 mortos.

*Com informações da Agência Lusa

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário