one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em Moscou, manifestantes russos condenam troca de comando na Ucrânia e pedem intervenção do país na Criméia

Imagem:

Compartilhar:

Estados Unidos advertem para sanções adicionais contra a Rússia

Criado em 17/03/14 06h32 e atualizado em 17/03/14 08h31
Por Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu para possíveis sanções adicionais contra a Rússia, garantindo que "nunca” reconhecerá o resultado do referendo desse domingo (16) que aprovou a separação da Crimeia da Ucrânia.

Em conversa telefônica mantida com o presidente russo, Vladimir Putin, Obama disse que o referendo feito “sob intervenção militar russa”, viola a Constituição da Ucrânia e que os Estados Unidos “nunca” reconhecerão o resultado. “Estamos dispostos a impor custos adicionais à Rússia pelos seus atos”, avisou Obama, de acordo com comunicado divulgado pela Casa Branca.

Leia mais notícias internacionais no Portal EBC

Na mesma conversa, Putin reiterou a legitimidade da consulta popular, na qual, segundo resultados parciais, mais de 95% dos eleitores da Crimeia aprovaram a reunificação da península ucraniana com a Rússia.

Obama reiterou que uma solução diplomática não poderá ser alcançada enquanto as forças militares russas continuarem as suas incursões em território ucraniano.

A reunificação da Crimeia com a Rússia deve causar a maior alteração no mapa da Europa desde a independência do Kosovo em relação à Sérvia, em fevereiro de 2008, acontecimento que Putin cita como exemplo.

As autoridades autônomas da Crimeia convocaram o referendo na sequência da deposição do presidente ucraniano pró-Rússia Viktor Ianukóvitch em fevereiro, após três meses de violentos protestos em Kiev, a capital, liderados pelas forças da oposição.

Depois da queda de Ianukóvitch, forças apoiadas pela Rússia assumiram o controlo da península do Sul da Ucrânia, transformada no foco do mais grave conflito entre Leste e Ocidente, desde o fim da Guerra Fria.

Os cerca de 1,5 milhão de eleitores da Crimeia foram chamados a responder duas perguntas: Aprova a reunificação da Crimeia como membro da Federação da Rússia? e Aprova a restauração da Constituição da Crimeia de 1992 e o Estatuto da Crimeia como parte da Ucrânia?.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário