one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em Moscou, manifestantes russos condenam troca de comando na Ucrânia e pedem intervenção do país na Criméia

Imagem:

Compartilhar:

Milhares fazem manifestação em Moscou a favor da intervenção na Crimeia

Criado em 02/03/14 14h17 e atualizado em 02/03/14 15h39
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Protesto a favor da intervenção na Criméia
Em Moscou, manifestantes russos condenam troca de comando na Ucrânia e pedem intervenção do país na Criméia (Foto: Oliver Bilger)

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje (2), no centro de Moscou, contra a mudança de poder na Ucrânia e em apoio à população de origem russa na península da Crimeia. A manifestação começou pouco depois de terminar na capital russa um protesto antiguerra.

Leia mais:

Kerry diz que Rússia arrisca lugar no G8 com envio de tropas

Papa pede diálogo entre governo e oposição na Ucrânia

Segundo o Ministério do Interior russo, da marcha, que partiu da Praça Púchkin, participaram 27 mil pessoas, convocadas “para apoiar o povo irmão na luta contra os provocadores que tomaram o poder em Kiev”.

Sob o lema Assembleia popular pelo povo irmão, os manifestantes marcharam com bandeiras russas e cartazes com legendas como Defenderemos a Crimeia ou A Crimeia está conosco.

Além da marcha, cerca de 50 veículos integraram uma caravana nas colinas de Vorobiev, antigas colinas de Lenine, também em apoio aos russos da Crimeia.

A manifestação de apoio aos russos da Crimeia e contra as novas autoridade de Kiev desenrolou-se sem incidentes, pouco depois de terminar, em uma zona próxima de Moscou, um protesto contra a intervenção russa nessa península ucraniana. Mais de 300 pessoas foram detidas na manifestação, onde gritaram Não à guerra.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do ex-presidente Viktor Ianukóvitch, por causa da Crimeia, península do Sul do país onde se fala russo e está localizada a frota da Rússia no Mar Negro.

A Câmara Alta do Parlamento russo aprovou ontem, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar "recurso às Forças Armadas russas no território da Ucrânia".

A decisão foi tomada um dia depois da denúncia de que a Rússia fez uma "invasão armada" na Crimeia.

*Com informações da Agência Lusa

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário