one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sede da União Europeia pode ter sido alvo de espionagem

Imagem:

Compartilhar:

Ucrânia: Comissão Europeia vai ajudar com 11 bilhões de euros

Criado em 05/03/14 09h52 e atualizado em 05/03/14 10h41
Por Agência Lusa Edição:Graça Adjuto

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciou hoje (5) em Bruxelas um pacote de ajuda financeira à Ucrânia, de 11 bilhões de euros. O pacote, segundo Durão Barroso, combina verbas do Orçamento da União Europeia, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (Berd).

Do orçamento da União Europeia vão sair 3 bilhões de euros nos próximos anos, 1,6 bilhão de ajuda financeira (empréstimos) e 1,56 bilhão de ajuda ao desenvolvimento (subvenções). Durão Barroso destacou que a ajuda macroeconômica poderá ser enviada já nas próximas semanas. Por outro lado, o BEI vai financiar a Ucrânia com uma verba que pode chegar a 3 bilhões de euros, e o Berd, com 5 bilhões.

O pacote, de curto e médio prazo, será discutido amanhã (6) pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que se reúnem em um Conselho Europeu extraordinário, convocado para debater a Ucrânia.

Leia mais:

Estados Unidos oferecem ajuda de US$ 1 bilhão à Ucrânia

Rússia aceita participar de reunião da Otan sobre crise na Ucrânia

Em entrevista, Durão Barroso salientou que “cabe ao povo ucraniano decidir o seu futuro” e apelou à resolução, por meio do diálogo, da situação na Crimeia. Ele disse acreditar que “ninguém se oporá ao envio de observadores internacionais” para a república autônoma.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do ex-presidente Viktor Ianukóvitch, por causa da Crimeia, península do Sul do país onde se fala russo e está localizada na fronteira da Rússia com o Mar Negro.

A crise na Ucrânia começou em novembro, com protestos contra a decisão de Ianukóvitch de recusar a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia e promover uma aproximação com a Rússia.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário