one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Valparaíso, Chile

Imagem:

Compartilhar:

Atividades símicas continuam intensas no Chile

Criado em 03/04/14 18h02 e atualizado em 04/04/14 01h22
Por Da Agência Brasil* Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A atividade sísmica no Norte do Chile continuou intensa hoje (3), dois dias após um terremoto de 8,3 graus na escala Richter que causou a morte de seis pessoas. Especialistas consultados por jornais locais chilenos e pela TV Multiestatal Telesur não descartam que terremotos de grande intensidade ainda possam ocorrer. Na noite de ontem (2) uma réplica de 7,6 graus sacudiu a Região Norte do país.

Leia mais notícias:

Número de mortos no terremoto do Chile sobe para seis

“A situação vai continuar se repetindo, porque uma grande quantidade de energia está acumulada em baixo da terra”, dizem analistas. O governo chileno está em alerta e nos sites da Presidência do Chile e do Ministério do Interior e Segurança Pública, informações são divulgadas em tempo real e foi criado um sistema de monitoramento constante, que reúne alertas e medidas de proteção, evacuação e atenção à população.

O terremoto da última terça-feira causou o desacoplamento de três áreas. “Foi rompida a parte central, um terço da área total de uma lagoa sísmica [no país], a 100 quilômetros [km] de Iquique. Esta zona ainda não liberou energia e compreende duas partes. Uma ao Sul em um raio de 292 km e outra, ao Norte de até 150 km”, informou à Telesur Gabriel González, da Universidade Católica do Norte.

A cidade de Iquique, principal porto do país, ainda tem  problemas de eletricidade e falta de água devido ao terremoto. Duas mil casas foram afetadas, mas ainda não foram contabilizados estragos em regiões mais distantes.


*Com informações da Tv Multiestatal Telesur

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário