one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Valparaíso, Chile

Imagem:

Compartilhar:

Cancelado alerta de tsunami para o Chile

Criado em 02/04/14 07h03 e atualizado em 02/04/14 08h01
Por Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto

Alerta de tsunami no Chile
Valparaíso, Chile (Eduardo Villagrán Morales / Creative Commons)

A Administração Oceânica e Atmosférica (Noaa) dos Estados Unidos cancelou hoje (2) o alerta de tsunami emitido para o Chile e outros países da costa do Pacífico, apesar de manter um aviso para o Havai. O alerta foi emitido depois de um terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter ter sacudido, na noite dessa terça-feira, o Norte do país, deixando cinco mortos, vários feridos graves e destruição em alguns locais.

Leia também no Portal EBC: 

Governo chileno confirma morte de cinco pessoas em terremoto

Terremoto no Chile provoca alerta de tsunami em quatro países sul-americanos

"Com base nos dados disponíveis, não se espera [a ocorrência de] um grande tsunami no estado do Havai. Contudo, o nível do mar muda e poderão ocorrer fortes correntes ao largo da costa,", indicou a Noaa em seu portal na internet. Na sequência do forte abalo sísmico, foi emitido alerta de tsunami para o Chile, Peru e Equador, bem como um aviso para a Colômbia, o Panamá, a Costa Rica, Nicarágua e El Salvador.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos, que monitora a atividade sísmica mundial, mudou de 8 para 8,2, durante a madrugada, a magnitude do tremor. De acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, foram registradas ondas de até 2,11 metros na costa do Chile, que sofreu pelo menos 20 tremores.

O terremoto foi registrado a cerca de 86 quilômetros a noroeste da cidade de Iquique, cujas ruas vão ser patrulhadas pelo Exército. A Força recebeu ordens para vigiar a área, a fim de garantir a ordem pública e prevenir roubos na cidade, onde mais de 300 detentos fugiram da prisão.

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de catástrofe natural no Norte do país, afetado pelo terremoto. "Decretei estado de catástrofe natural em Arica, Parinacota e Tarapacá", declarou a chefe de Estado, minutos antes de assinar o decreto presidencial.

Milhares de pessoas foram retiradas, após uma ordem de evacuação dirigida à orla costeira, decretada pouco depois do abalo que destruiu casas, provocou bloqueios em estradas, incêndios, apagões elétricos, bem como deslizamentos de terra.

Hoje, Bachelet deverá visitar as zonas mais afetadas. O Chile é um dos países com maior atividade sísmica do mundo. Em fevereiro de 2010, o Centro e o Sul foram atingidos por um forte abalo de 8,8 graus, seguido de um tsunami que devastou dezenas de cidades,  deixou mais de 500 mortos e prejuízos de US$ 30 bilhões.


*Com informações da Agência Lusa

Editor: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário