one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nigéria

Imagem:

Compartilhar:

Unicef diz que rapto de adolescentes na Nigéria é um pesadelo

Criado em 07/05/14 17h19 e atualizado em 07/05/14 17h34
Por Da Agência Lusa Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) classificou hoje (7) o sequestro de adolescentes na Nigéria como “ultraje” e “pesadelo”, e apelou aos sequestradores para que as libertem "imediatamente”. Em nota à imprensa, o Unicef disse que o rapto de mais 11 adolescentes no domingo no Norte da Nigéria, atribuído ao grupo radical islâmico Boko Haram, “agrava a situação das mais de 200 jovens raptadas há várias semanas”. Para o Unicef, o fato de as adolescentes terem sido raptadas para as impedir de frequentarem a escola é particularmente "aberrante”.

Leia mais notícias

O anúncio dos novos sequestros foi feito depois de o Boko Haram ter reivindicado a captura, no dia 14 de abril, de mais de 200 jovens em uma escola em Chibok. O líder do grupo extremista, Abubakar Shekau, disse que as adolescentes serão tratadas como escravas, vendidas e casadas à força. “A educação ocidental é um pecado” é o significado de Boko Haram em haussa, a língua mais falada no Norte da Nigéria. Os fundamentalistas, ativos há cinco anos, têm empreendido vários ataques a escolas e universidades. Os sequestros em massa de adolescentes são um fato novo.

“O Unicef apela aos raptores para que libertem imediatamente as adolescentes e pedimos encarecidamente a todos os que têm influência sobre os autores desses atos que façam tudo o que for possível para garantir o regresso das adolescentes às suas comunidades em condições de segurança – e para que os raptores respondam perante a justiça”, segundo a declaração da agência das Nações Unidas (ONU).

A polícia nigeriana anunciou hoje uma recompensa de 50 milhões de nairas (pouco mais de R$ 600 mil) por informações que permitam encontrar as jovens sequestradas pelo Boko Haram. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o governo nigeriano aceitou o envio de especialistas americanos - militares, policiais e outros agentes - que, no local, procurarão saber onde as adolescentes possam estar e ajudá-las. O presidente francês, François Hollande, assegurou nesta quarta-feira que a França fará tudo para ajudar a Nigéria a capturar o grupo e a encontrar as reféns.

Editor: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário