one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Felipe VI é proclamado rei de Espanha

Imagem:

Compartilhar:

Felipe VI é proclamado rei de Espanha

Criado em 19/06/14 03h38 e atualizado em 19/06/14 13h49
Por Agência Lusa

Felipe VI é proclamado rei de Espanha
“Juro desempenhar fielmente as minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autônomas”, disse Felipe VI no seu juramento (Pool Moncloa / Acceso libre)

Felipe de Borbón foi proclamado nesta quinta-feira (19) Felipe VI, rei de Espanha, durante uma histórica sessão conjunta das duas câmaras das Cortes Gerais espanholas. “Juro desempenhar fielmente as minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autônomas”, disse Felipe VI no seu juramento.

Leia também no Portal EBC: 

Felipe de Borbón diz que vai dedicar "todas as forças" em prol da Espanha

Manifestações são convocadas contra a proclamação do novo rei da Espanha

Rei da Espanha abdicará ao trono em favor de nova geração

Jesus Posada, presidente do Congresso de Deputados, abriu a cerimônia recordando que as cortes se reuniram para receber o juramento. “As cortes gerais acabam de receber o juramento. Em cumprimento à constituição fica proclamado rei de Espanha Dom Felipe de Borbon e Grecia que governará como rei Felipe VI. Via o rei, Viva a Espanha!”, disse Posada, antes de se ouvir o hino. A cerimônia histórica, que marca a proclamação, ocorreu perante mais de mil convidados, incluindo a família real, membros do governo, ex-presidentes do governo e presidentes de governos regionais.

A cerimônia arrancou um forte e longo aplauso aos novos reis.Felipe VI e a rainha Letizia, sorridentes, acenaram com a cabeça. “Abre-se a sessão”, disse Jesus Posada, presidente do Congresso de Deputados.

Na Espanha, um novo rei não é coroado, tendo que, em vez disso, prestar juramento e ser proclamado. A Constituição determina que a Coroa é hereditária para os sucessores de Juan Carlos I de Borbón. Ao contrário do que aconteceu durante o juramento de Juan Carlos - que jurou com a mão sob uma bíblia e ao lado de um crucifixo - não hsvia qualquer símbolo religioso na cerimônia de proclamação de Felipe VI.

Posa recordou que, há 39 anos, Felipe de Borbón, hoje rei, testemunhou a cerimônia de proclamação de Juan Carlos como rei de Espanha e a sua mensagem de que pretendia ser “o rei de todos os espanhóis, começando uma nova etapa na história de Espanha”. “A Espanha iniciaria uma transformação política, social e econômica sem precedentes”, disse, expressando depois “sincera e profunda gratidão a quem até hoje foi o rei de Espanha e à rainha Sofia". O discurso suscitou longos aplausos dos convidados.

“Hoje começa um novo reinado. Sem dúvida é muito o que avançamos ao longo destas quatro décadas. Hoje, a Espanha é uma democracia consolidada. O próprio juramento a que hoje assistimos é prova inequívoca do cumprimento de previsões constitucionais que, se um dia pareciam distantes, hoje são tratadas com absoluta normalidade democrática”, disse.

Para a cerimônia, um estrado de quase três metros foi colocado na área presidencial do Congresso, dominada por quatro cadeiras reais, de cor avermelhada, ocupadas pelos reis Felipe e Letizia, por Leonor, princesa das Astúrias e pela sua irmã, a infanta Sofia.

À direita de Felipe VI estão mais três cadeiras: para o presidente do Governo, Mariano Rajoy, do Congresso, Jesus Posada, e do Senado, Pío García-Escudero, e, atrás destes, os membros da mesa da Câmara Baixa. Do outro lado, à esquerda , estão os presidentes do Conselho Geral do Poder Judicial (CGPJ) e do Supremo, Carlos Lesmes, e do Tribunal Constitucional, Francisco Pérez de los Cobos, e, na fila, os membros da mesa do Senado e pessoal da Casa Real.

Cerca de 700 deputados e senadores testemunham a sessão que começou ligeiramente mais tarde do que o previsto. Na primeira fila, em uma pequena mesa coberta com um pano vermelho, estavam a coroa e o cetro real que foram usados pela primeira vez para a proclamação de Isabel II.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário