one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chanceler alemã Angela Merkel

Imagem:

Compartilhar:

Justiça alemã vai investigar escutas telefônicas ao celular de Angela Merkel

Criado em 04/06/14 12h01 e atualizado em 04/06/14 12h18
Por Agência Brasil

Chanceler alemã Angela Merkel
Chanceler alemã Angela Merkel (European Council/ Creative Commons)

A justiça alemã vai investigar as supostas escutas ao telefone celular da chanceler Angela Merkel pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, reveladas pelo ex-consultor contratado para prestar serviço á agência, Edward Snowden. O anúncio foi feito hoje (4) pelo procurador federal da Alemanha, Harald Range.

“Informei a comissão parlamentar de Assuntos Jurídicos que abri uma investigação preliminar sobre escutas ao celular da chanceler”, disse Range à imprensa depois de uma reunião da comissão. De acordo com ele, a investigação é contra “desconhecidos” e vai incidir sobre espionagem e atividades a favor de um serviço de informações estrangeiro.

Leia também no Portal EBC: 

Felipe de Borbón diz que vai dedicar "todas as forças" em prol da Espanha

Obama condena Rússia por 'manobras obscuras' em relação à Ucrânia

O procurador adiantou, por outro lado, que não vai investigar a espionagem de mensagens eletrônicas de milhões de cidadãos alemães, igualmente revelada por documentos confidenciais divulgados por Snowden. Angela Merkel se encontra nesta quarta-feira com Barack Obama na Cúpula do G-7 em Bruxelas, na Bélgica.

A investigação por parte da Alemanha pode voltar a aumentar a tensão diplomática entre os dois países, depois de meses de tentativas de apaziguamento pelo ocorrido, que Merkel considerou “grave” e pelo qual Obama pediu desculpas.

Antes das declarações de Range, vários jornais alemães noticiaram a intenção do procurador federal de investigar apenas as escutas a Merkel, o que suscitou críticas de vários partidos, incluindo os sociais-democratas, que integram a coligação de governo.

“Uma política judicial que segue a premissa de que ‘todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que outros’ [em referência ao livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell], não é aceitável quando está em causa a violação em massa dos direitos dos cidadãos”, disse vice-presidente do partido Social-Democrata (SPD) na Câmara alemã, Ralf Stegner.

A decisão foi também criticada pelos partidos de oposição Os Verdes e Die Linke (esquerda radical). "O delito principal em causa na discussão é a espionagem em massa operada pela NSA”, explicou o deputado representante dos Verdes, Hans-Christian Stroeble, na comissão parlamentar que ouviu o procurador.


O parlamento alemão constituiu em abril uma comissão de inquérito para determinar em que medida cidadãos e responsáveis políticos alemães foram alvo da espionagem da NSA e o que os serviços secretos alemães sabiam sobre essas atividades. A comissão pretende especialmente ouvir Snowden, seja indo à Rússia, onde o ex-consultor está exilado, seja por meio de videoconferência.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário