one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mahmoud Abbas

Imagem:

Compartilhar:

Palestina forma governo de unidade com participação do Hamas

Criado em 02/06/14 16h33 e atualizado em 02/06/14 19h38
Por Portal EBC*

O presidente palestino, Mahmud Abbas, anunciou o “fim da divisão” na palestina durante o juramento de posse de seu novo governo, que marca a reconciliação com o movimento de resistência islâmica Hamas, principal adversário do Fatah, movimento liderado por Abbas, nos últimos sete anos.

“Hoje, com a formação de um governo de união nacional, anunciamos o fim da divisão palestina, que prejudicou muito a nossa casa nacional”, declarou Abbas na capital palestina Ramallah, após a cerimônia de posse.

No dia 23 de abril a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas assinaram um acordo de reconciliação para terminar a divisão política que permanecia desde 2007 entre a Cisjordânia, cujas zonas autônomas são administradas pela Autoridade Palestina, e a Faixa de Gaza, que permanece sob bloqueio israelita.

Leia mais notícias de Internacional no Portal EBC

O território costeiro é governado desde 2007 pelos islamitas do Hamas, quando entregaram a Cisjordânia às forças leais ao partido Al Fatah, após dias de enfrentamento armado.

O governo liderado por Rami Hamdallah terá 17 ministros sendo cinco deles provenientes de Gaza. Abbas afirmou que nenhum dos ministros são participantes do Fatah ou do Hamas.

Israel criticou o acordo de reconciliação entre a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas, que considera uma organização terrorista, e afirmou que responsabilizará Abbas por qualquer ataque contra Israel que venha da Faixa de Gaza.


O governo israelita disse que não negociará com o novo governo palestino e autorizou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a impor sanções financeiras à Autoridade  Nacional Palestina (ANP), presidida por Abbas e afirmou que responsabilizará o líder palestino por qualquer ataque contra Israel que venha da Faixa de Gaza.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário