one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Motsoahae Thabane

Imagem:

Compartilhar:

Após denunciar golpe de Estado, primeiro-ministro do Lesoto regressa ao país

Criado em 03/09/14 11h02 e atualizado em 03/09/14 11h19
Por Da Agência Lusa Fonte:

O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane, regressou hoje (3) ao país, quatro dias depois de ter fugido de um aparente golpe militar que desestabilizou o pequeno país cercado pela África do Sul. “Ele passou a fronteira e regressou com toda a segurança”, informou Samonyane Ntsekele, um conselheiro que acompanhou Thabane na sua fuga para Pretória, capital da África do Sul.

Ntsekele adiantou que o chefe de governo, que já estaria na residência oficial, foi acompanhado pela “polícia sul-africana” e por “alguns policiais locais”. O aparente golpe de Estado do Exército no Lesoto, às primeiras horas de sábado (30), deixou uma pessoa morta. Uma saída para a crise foi anunciada segunda-feira (1º) em Pretória pela organização regional Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

A organização anunciou o envio urgente de observadores políticos e um acordo entre Thabane e o seu adjunto, parceiro de coligação no governo, o vice-primeiro-ministro Mothetjoa Metsing, para a reabertura do Parlamento.

O primeiro-ministro fechou o Parlamento em junho por um período de nove meses, denunciando o risco de um golpe de Estado, embora analistas assegurem que Thabane tomou a decisão para evitar uma moção de censura, depois de perder a confiança dos seus parceiros de coligação.

A crise política agravou-se depois de Thabane ter afastado, na sexta-feira (29), o chefe do Exército, leal ao seu rival. O Exército do Lesoto, no entanto, nega ter dado qualquer golpe, assegurando que a ocupação das instalações da polícia pretendia evitar que se armassem os partidos políticos.

Desde a sua independência do Reino Unido em 1966, o Lesoto foi palco de vários golpes de Estado. Pequeno enclave montanhoso com 2 milhões de habitantes, o país é uma monarquia constitucional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário