one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ashraf Ghani Ahmadzai

Imagem:

Compartilhar:

Ashraf Ghani é empossado como presidente do Afeganistão

Criado em 29/09/14 08h28 e atualizado em 29/09/14 09h09
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Ashraf Ghani Ahmadzai
Ashraf Ghani Ahmadzai

Ashraf Ghani prestou hoje (29) juramento como presidente do Afeganistão, durante cerimônia de posse na capital Cabul, que ocorre a poucos meses da retirada das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte. O economista, de 65 anos, sucede a Hamid Karzai, o único que dirigiu o Afeganistão desde a queda dos talibãs em 2001, cumprindo-se assim a primeira passagem do poder entre dois chefes de Estado democraticamente eleitos na história do país. “Hoje, depois de 13 anos à frente do governo, tenho orgulho de transferir o poder para um novo presidente”, disse Hamid Karzai, durante a solenidade no Palácio Presidencial.

Leia também no Portal EBC: 

Pelo menos 80 pessoas são mortas em ofensiva talibã no Leste do Afeganistão

Ashraf Ghani é declarado vencedor das eleições no Afeganistão

“Eu prometo, diante de Deus, que vou obedecer e apoiar a santa religião do Islã. Eu vou respeitar a Constituição e as leis e aplicá-las”, declarou Ashraf Ghani ao prestar juramento, acrescentando: “Eu vou defender a independência e a soberania do Afeganistão, proteger os direitos e interesses do país e do povo”.

Essa transição democrática coloca oficialmente um ponto final a três meses de crise política sobre os resultados da eleição que enfraqueceu o país. Ashraf Ghani e o seu rival Abdullah Abdullah reivindicaram a vitória no segundo turno das eleições presidenciais de 14 de junho, marcadas por denúncias de fraudes.

Entretanto, após pressão das Nações Unidas e dos Estados Unidos, os dois adversários aceitaram, na semana passada, formar um governo de união nacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário