one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Buenos Aires reage a juiz que declara Argentina em estado de desacato

Criado em 29/09/14 23h15 e atualizado em 29/09/14 23h31
Por Monica Yanakiew Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O governo argentino reagiu à decisão do juiz norte-americano Thomas Griesa, que declarou hoje (29) a Argentina em estado de “desacato”. Em nota, o governo acusa Griesa de violar “o direito internacional, da Carta das Nações Unidas e da Carta da Organização dos Estados Americanos”.

Na decisão, Griesa considerou que o pais não cumpriu sua sentença, favorável aos chamados fundos “abutres” – aqueles que compraram títulos da dívida argentina a preços baixos, depois do calote de 2001, e abriram processo para cobrar o devido sem desconto.

A sentença de Griesa obriga a Argentina a pagar o valor integral dos títulos da dívida que pertencem a um grupo de fundos abutres, que representa 1% dos detentores de papeis argentinos: cerca de US$ 1,6 bilhao, incluindo os juros atrasados. Com o calote de 2001, a Argentina perdeu acesso a créditos estrangeiros mas, ainda assim, conseguiu pagar o que devia ao Fundo Monetario Internacional (FMI) e renegociar a dívida com o Clube de Paris e a maior parte dos credores.

Em 2005 e 2010, a Argentina negociou acordos com 93% dos detentores de títulos da dívida, que aceitaram receber o devido em 30 anos, com descontos de até 65%, e vem pagando os vencimentos regularmente – até julho passado. Por decisão de Griesa, o dinheiro depositado no Banco de Nova York, que deveria ter sido entregue aos credores da dívida reestruturada, foi bloqueado. O juiz quer que, antes ,a Argentina cumpra a sua sentença.

Sem poder pagar o vencimento de 30 de julho, a Argentina deu um calote “técnico” – o segundo desde 2001. Mas, dessa vez, o país tinha dinheiro e se dispôs a pagar, tanto que fez um depósito judicial no Banco de Nova York. Mas o país não pôde efetivar o pagamento, devido à ordem judicial.

O governo reagiu enviando ao Congresso um projeto de lei, que foi aprovado, criando uma opção para pagar os credores da dívida reestruturada em Buenos Aires – desde que aceitem trocar a jurisdição norte-americana pela argentina. Griesa disse que essa manobra era “ilegal”, mas o juiz não determinou se haverá sanções contra o país.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário