one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ex-prefeito acusado de desaparecimento de estudantes no México é preso

Criado em 04/11/14 20h15 e atualizado em 04/11/14 21h09
Por Danilo Macedo Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A Polícia Federal do México prendeu hoje (4), na capital do país, o ex-prefeito de Iguala José Luis Abarca e sua mulher, Maria de los Angeles Pineda. Eles são acusados de responsabilidade no ataque em que seis estudantes morreram, 25 ficaram feridos e 43 desapareceram no dia 26 de setembro em Iguala, que fica a cerca de 200 quilômetros ao sul da Cidade do México.

O ataque a tiros contra ônibus com estudantes da Escola Normal de Ayotzinapa, que foram a Iguala para recolher fundos, foi executado por policiais municipais e integrantes do grupo criminoso Guerreiros Unidos. Mais de 50 pessoas, entre policiais, funcionários públicos e supostos criminosos, já foram presos. De acordo com alguns deles, os 43 desaparecidos foram assassinados e enterrados após o ataque.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, ressaltou que Abarca e sua esposa são apontados como responsáveis pelos acontecimentos “muito lamentáveis” e disse esperar que a prisão do casal ajude a esclarecer o crime. “Espero que esta detenção contribua de maneira decisiva para o esclarecimento e a investigação feita pela Procuradoria-Geral da República.”

A Justiça do México acusa Abarca e Maria de ter organizado o crime. A esposa do ex-prefeito tem irmãos ligados ao narcotráfico. Os dois fugiram poucos dias depois do ataque e, desde o dia 22 de outubro, após emissão de mandado de detenção, eram procurados pela polícia.

Desde o desaparecimento dos estudantes, as famílias protestam contra a leniência do Estado na investigação e tentam chamar a atenção da comunidade internacional para que as investigações sejam aceleradas. Na semana passada, foram finalmente recebidos pelo presidente mexicano e reclamaram da falta de resultados concretos.

*Com informações da Agência Lusa e da Notimex


Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário