one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ucrânia: Petro Poroshenko diz que eleições separatistas são uma farsa

Criado em 02/11/14 17h59 e atualizado em 02/11/14 18h06
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, considerou hoje (2) as eleições nas regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk uma farsa, mostrando-se confiante de que a Rússia não legitimará estas pseudoeleições, que, frisou, contrariam os acordos de cessar-fogo assinado em Minsk, na Bielorrússia.

Leia também no Portal EBC: 

Ucrânia: Donetsk e Lugansk elegem hoje dirigentes regionais

Chanceleres do Mercosul e da Aliança do Pacífico se reúnem na Colômbia

“É uma farsa com tanques montada por duas organizações terroristas, um acontecimento terrível que não tem nada a ver com a expressão da vontade dos cidadãos”, disse o chefe de Estado. As regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk, no Leste da Ucrânia, votam hoje para escolher os presidentes e parlamentos regionais, numa eleição que visa legitimar a independência declarada unilateralmente mas é considerada ilegal por Kiev.

Ao lado do governo ucraniano, a Organização das Nações Unidas, a União Europeia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte e vários países ocidentais asseguram que o voto separatista viola a legislação ucraniana e mina os esforços que conduziram à assinatura de um acordo de paz em setembro.

A Rússia é o único país que apoia os separatistas, tendo afirmado, por meio do ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, que reconhecerá naturalmente os resultados. O acordo de cessar-fogo assinado em setembro na Bielorrússia previa eleições locais nas regiões separatistas no dia 7 de dezembro, mas os dirigentes das duas Repúblicas autoproclamadas recusaram quaisquer eleições organizadas por Kiev em territórios que controlam e anunciaram eleições locais em 2 de novembro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário