one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Politburo vai definir o futuro político da China

Imagem:

Compartilhar:

Campanha anticorrupção na China expulsa dois membros do Partido Comunista

Criado em 14/01/15 16h53
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Dois representantes do organismo que lidera a campanha anticorrupção em curso na China foram expulsos do Partido Comunista por "graves violações da lei e da disciplina", anunciou hoje (14) a Comissão Central de Disciplina do Partido Comunista Chinês (PCC). A expulsão de Shen Weichen e de Liang Bin foi confirmada durante a reunião plenária anual da comissão, que acontece desde segunda-feira (12), em Pequim. Na reunião, o presidente Xi Jinping prometeu "manter a espada da anticorrupção bem afiada".

Leia mais no Portal EBC

China proíbe jornalistas de fazerem "trabalhos críticos" sem autorização prévia

 Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Presidente Xi Jinping, promete em encontro do Partico Comunista Chinês "manter a espada da anticorrupção bem afiada" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Shen Weichen, ex-secretário do PCC e vice-presidente executivo na Associação Chinesa para a Ciência e Tecnologia, "aproveitou-se do seu cargo para beneficiar outros e aceitou uma grande quantidade de subornos", concluiu a comissão. Liang Bin, antigo membro do Comitê Permanente do PCC na província de Hebei, Norte da China, é suspeito de "graves violações da disciplina do partido e da lei", indicou a mesma fonte.

A Comissão Central de Disciplina do PCC, eleita no 18º congresso do partido, em novembro de 2012, é constituída por 180 membros. O secretário da comissão, o antigo vice-primeiro-ministro Wang Qishan, é também um dos sete membros do Comité Permanente do Politburo do PCC, a cúpula do poder na China.

Dezenas de quadros dirigentes com a categoria de vice-ministro, entre os quais o ex-chefe da Segurança Zhou Yongkang, foram presos desde que o atual presidente assumiu a chefia do PCC, há cerca de dois anos. Trata-se da mais drástica e persistente campanha anticorrupção das últimas décadas, mas conforme Xi Jinping disse na reunião, "ainda tem muitos desafios pela frente". Ele qualificou o combate à corrupção como "uma questão de vida ou de morte para o Partido Comunista e a nação".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário