one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Derrotar Boko Haram requer esforço internacional, diz chefe militar dos EUA

Criado em 28/01/15 08h40 e atualizado em 28/01/15 08h40
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O comandante das forças militares norte-americanas na África, general David Rodriguez, considerou, nessa terça-feira (27), em Washington, que vai ser preciso “um grande esforço internacional” para lutar contra o grupo terrorista nigeriano Boko Haram.

“Penso que vai ser preciso um grande esforço internacional e multinacional para mudar uma situação, que continua a evoluir para uma direção ruim”, afirmou o general Rodriguez, mencionando em particular o número crescente de pessoas deslocadas.

“O governo da Nigéria e os militares nigerianos vão ter de melhorar verdadeiramente as suas capacidades para responder [ao Boko Haram], e vão precisar de ajuda”, acrescentou o chefe militar. “Espero que nos deixem ajudá-los cada vez mais”.

Desde o fim de 2014, as relações entre norte-americanos e nigerianos se deterioraram. Em dezembro, a Nigéria interrompeu a formação pelos Estados Unidos de um batalhão para combater o Boko Haram.

A Embaixada da Nigéria nos Estados Unidos criticou recentemente a recusa dos norte-americanos em vender armas ao seu país. A resposta dos militares nigerianos à crise “não funcionou muito eficazmente” e em alguns casos “agravou” mesmo a situação, disse Rodriguez.

Os Estados Unidos trabalham com a Nigéria para a ajudar na construção de uma estratégia “completa, não apenas militar”, que inclua também “a economia, a educação, os cuidados médicos”, acrescentou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário