one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


barack obama eua

Imagem:

Compartilhar:

EUA anunciam medidas para reduzir emissões de metano em até 45%

Criado em 14/01/15 17h31
Por Agência Lusa Fonte:

barack obama eua
Barack Obama EUA (Foto: Lance Cpl. Michael J. Ayotte, USMC / Wikimedia Commons)

A Casa Branca anunciou hoje (14), no âmbito da luta contra as alterações climáticas, um conjunto de medidas que visam a reduzir as emissões de metano, que representam perto de 10% dos gases de efeito estufa emitidos pelos Estados Unidos. O objetivo traçado pela administração norte-americana é reduzir as emissões de metano, ligadas à exploração e à distribuição de gás e de petróleo, entre 40% e 45% até 2025, em relação aos índices de 2012.

Com base em medidas já em vigor em vários estados, a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) vai introduzir regulamentações específicas para novas instalações petrolíferas e de gás, mas também para as estruturas que sejam alvo de alterações. A agência vai apresentar as propostas no verão deste ano, e as regulamentações definitivas devem entrar em vigor no ano que vem.

Confira mais notícias no Portal EBC

Movimento anti-Islã que levou milhares às ruas na Alemanha chega à Dinamarca

Muçulmanos voltam a fazer campanha contra o terrorismo

O presidente norte-americano, Barack Obama, também deve propor, ainda este ano, regras mais restritivas, que garantam a segurança dos gasodutos, o que deverá contribuir para a redução das emissões de metano. Destacando que a produção de petróleo nos Estados Unidos está no nível mais alto em quase 30 anos, e que o país é atualmente o maior produtor mundial de gás natural, a Casa Branca ressaltou a necessidade de serem tomadas medidas necessárias para limitar as emissões de metano - poderoso gás de efeito estufa.

Segundo a administração norte-americana, as emissões de metano, associadas à exploração de gás e de petróleo nos Estados Unidos, desceram 16% desde 1990, mas podem aumentar mais de 25% até 2025, caso não existam esforços adicionais.

As questões ambientais são uma área particularmente sensível no meio político dos Estados Unidos. Os republicanos, que controlam o Congresso norte-americano, após as eleições parlamentares de novembro, se opõem a qualquer nova lei. Alguns republicanos contestam a veracidade das alterações climáticas, enquanto outros rejeitam a responsabilidade das atividades humanas no aquecimento global do planeta.

Em dezembro deste ano acontecerá, em Paris, uma cúpula do clima, na qual a comunidade internacional deverá assumir compromissos concretos de redução de emissões de gases de efeito estufa, em novo acordo sobre combate às alterações climáticas para substituir o Protocolo de Quioto, de 1997.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário