one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Charge do Liniers

Imagem:

Compartilhar:

Charlie Hebdo: cartunistas homenageiam mortos em atentado em Paris

Criado em 08/01/15 14h10 e atualizado em 08/01/15 14h29
Por Portal EBC

Charlie Hebdo, chargista morto em atentado na França
Diretor e chargista do Charlie Hebdo, Charb está entre as vítimas do atentado em Paris ((Foto: George Seguin/Wikimedia Commons))

Cartunistas de diversos países usaram a arte para homenagear os mortos no ataque ao escritório da revista satírica Charlie Hebdo, em Paris, nesta quarta-feira (7). Os desenhistas Georges Wolinski, Stephane Charbonnier (o "Charb"), Jean Cabut (o "Cabu") e Tignous foram mortos na ação. No Brasil, a cartunista Laerte Coutinho lamentou as mortes e se mostrou chocada com a tragédia. Entretanto, Laerte não acredita que o fato pode diminuir as forças dos cartunistas ou de alguma forma "censurar" o trabalho porque  as charges são um tipo de jornalismo sólido na cultura ocidental. “Nós enfrentamos anos de ditadura e os pasquins continuaram, os humoristas continuaram”, afirmou. “Esse é o tipo de impacto que é como uma bomba, que estilhaça nossas impresões", completa.

No Twitter, Adão Iturrusgarai lamentou os ataques por meio de uma charge e disse ser um triste dia para o jornalismo e o humorismo. “George Wolinski é minha maior influência”, publicou.

Também por meio da arte, o brasileiro Carlos Latuff lembrou que o ataque pode fazer crescer a xenofobia que já existe na França e em outros países da Europa "A vida dos muçulmanos e dos imigrantes, que já não era muito fácil de uma forma geral na Europa, agora vai ficar mais dificil por conta dessa onda de ódio aos muçulmanos que já existe e vai ser alimentada com esse ato extremo", diz.

Confira reportagem do Repórter Brasil: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Artistas como o argentino Liniers, os brasileiro Carlos Latuff e Laerte Coutinho homenagearam os colegas e repercutiram o ataque, que deixou ainda outras oito pessoas mortas. Confira as homenagens

 

 

O brasileiro Carlos Latuff publicou uma tirinha com dois homens armados disparando contra a sede da Charlie Hebdo.

 

Também por meio do microblog, André Dahmer homenageou os quatro chargistas mortos no ataque.

O holandês Oppenheimer postou uma publicação em seu perfil no Twitter. A ilustração mostra dois lápis gigantes e um avião, em comparação do ataque à Charlie Hebdo ao atentado de 11 de setembro, nos Estados Unidos.

 

O cartunista australiano David Pope postou um desenho irônico de um homem mascarado e armado ao lado de um corpo.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário