one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papa Francisco

Imagem:

Compartilhar:

No Sri Lanka, papa canoniza primeiro santo do país

Criado em 14/01/15 14h01
Por Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O papa Francisco afirmou hoje (14), no segundo dia de visita ao Sri Lanka e durante a missa de canonização de José Vaz, o primeiro santo do país, que “o verdadeiro culto de Deus não leva à discriminação, ao ódio e à violência”.

“O verdadeiro culto de Deus não leva à discriminação, ao ódio e à violência, mas ao respeito da santidade da vida, ao respeito pela dignidade e liberdade dos outros e compromisso de amor para todos", disse o papa no Parque Galle Face Green, em Colombo, perante milhares de pessoas.

Leia também:
Em visita ao Sri Lanka, papa pede respeito aos direitos humanos


Francisco recordou a figura de Vaz (1651-1711), missionário nascido na então colônia portuguesa de Goa, que chegou ao Sri Lanka no século 17, quando o país vivia uma perseguição aos católicos.

José Vaz foi beatificado pelo papa João Paulo II, no dia 15 de janeiro de 1995, durante visita ao Sri Lanka.

O papa Francisco decidiu santificar Vaz, em setembro, depois de já ter decidido visitar a ilha e sem esperar pela aprovação de um segundo milagre, necessário para que um beato possa ser santo.

Na cerimônia de canonização, Francisco destacou o exemplo de Vaz como missionário, que foi procurar os mais pobres e que apresentou "a verdade e a beleza do Evangelho em um contexto multirreligioso com respeito, dedicação e humildade".

O papa apelou à liberdade religiosa que classificou como "direito humano fundamental". "Todas as pessoas devem ser livres individualmente ou em união com os outros para buscar a verdade e para expressar abertamente suas convicções religiosas, livre de intimidações e de coações externas", acrescentou.

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário