one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

China critica “ingerência” dos EUA após encontro de Obama com o dalai-lama

Criado em 06/02/15 06h21 e atualizado em 06/02/15 06h25
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A China opõe-se aos países estrangeiros que recebem o dalai-lama, disse hoje (6) um porta-voz do governo, depois de o presidente Barack Obama ter tido o primeiro encontro público com o líder espiritual tibetano exilado.

Pequim é "contra a interferência dos países estrangeiros nos assuntos internos da China, sob o pretexto de questões relacionadas com o Tibet", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hong Lei, aos jornalistas, acrescentando que o líder espiritual "no exílio político está há muito tempo envolvido em atividades separatistas antiChina, sob o pretexto da religião".

"Quero cumprimentar especialmente um bom amigo", declarou na quinta-feira Barack Obama, no início de um discurso para 3 mil pessoas, concentradas em Washington, a capital norte-americana. Foi a primeira vez que Obama e o dalai-lama foram vistos juntos em público.

Três encontros anteriores ocorreram a portas fechadas e fora da Sala Oval para evitar problemas nas relações com Pequim.

O anúncio do encontro, no início da semana, desencadeou reação imediata de Pequim. "Nos opomos a qualquer encontro, seja qual for a sua forma, entre um dirigente estrangeiro e o dalai-lama", declarou Hong Lei.

Washington deve "agir nessa questão, levando em conta os interesses da relação bilateral" com a China, acrescentou o porta-voz.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário