one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rota dos Imigrantes

Imagem:

Compartilhar:

Japão quer duplicar número de estudantes estrangeiros até 2020

Criado em 10/02/15 06h30 e atualizado em 10/02/15 09h00
Por Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Japão pretende duplicar o número de alunos estrangeiros que estudam em suas universidades até 2020 e, para isso, vai facilitar os requisitos de admissão, informa o diário nipônico Nikkei.

No ano passado, havia no país cerca de 135 mil estudantes estrangeiros, a grande maioria (70%) procedente da China e da Coreia do Sul devido, sobretudo, aos obstáculos administrativos que os alunos de países ocidentais enfrentam.

O governo tem o objetivo de atrair cerca de 300 mil universitários estrangeiros em 2020 e de diversificar os países de origem. 

Para atingir esse fim, o Japão pretende flexibilizar os regulamentos em vigor, por meio de uma proposta legislativa, acrescenta o jornal.

Atualmente, é exigido que os alunos estrangeiros tenham cumprido pelo menos 16 anos de escolarização em seus países de origem para ter acesso aos estudos de pós-graduação no Japão.

Essa regra dificulta o acesso aos estudantes da maioria dos países europeus, onde os cursos universitários duram três anos.

Os estrangeiros que não cumprem esse requisito veem-se obrigados a estudar japonês durante pelo menos um ano em centros designados pelo Ministério da Educação, o que, na prática, faz com que muitos descartem a opção de estudar em universidades nipônicas.

O novo regulamento, que vai vigorar a partir do próximo outono, permitirá que universitários com licenciaturas de três anos tenham acesso direto a estudos de pós-graduação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário