one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Presidente do IPCC demite-se após queixa de abuso sexual

Criado em 24/02/15 16h20 e atualizado em 24/02/15 16h22
Por Da Agência Lusa Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O presidente do organismo da ONU sobre as alterações climáticas, Rajendra Pachauri, demitiu-se hoje (24) depois de a polícia indiana ter iniciado uma investigação contra ele por suposto abuso sexual. Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), justifica o pedido de demissão enviado ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, com a necessidade de o organismo ter “uma direção forte”.

“O IPCC precisa de uma direção forte, do tempo e da plena atenção do seu presidente no futuro imediato, o que, nas atuais circunstâncias, não poderei ser capaz de dar”, disse Pachauri, de 74 anos, na carta enviada a Ban Ki-moon.

O indiano é acusado por uma pesquisadora, de 29 anos, do Instituto da Energia e Recursos, que dirige em Nova Deli, de repetido comportamento impróprio, incluindo por mensagens de correio eletrônico e de telefone celular.

Após aceitar a demissão de Pachauri, que presidiu o organismo nos últimos 13 anos, o IPCC designou o vice-presidente, Ismail El Gizouli, para a presidência. “As ações tomadas hoje assegurarão que a missão do IPCC de avaliar as alterações climáticas continue sem interrupção”, disse o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner.

Em 2007, o IPCC, dirigido por Pachauri, recebeu juntamente com o ex-vice-presidente americano Al Gore, o prêmio Nobel da Paz pelos esforços para promover e divulgar um maior conhecimento sobre as alterações climáticas e por definir a base das medidas necessárias para combater o fenômeno.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário