one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Torneira pingando

Imagem:

Compartilhar:

Média de consumo individual de água em Buenos Aires chega a 600 litros por dia

Criado em 23/03/15 11h16 e atualizado em 23/03/15 11h40
Por Monica Yanakiew Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Cada morador de Buenos Aires consome, em média, 600 litros de água tratada por dia para beber, tomar banho, regar o jardim, cozinhar, lavar os pratos, a casa e o carro. É o dobro do consumo indivudual médio nos Estados Unidos, o triplo na Europa e é doze vezes superior à quantidade mínima (50 litros diários) que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera necessária.

Recentemente, algumas medidas têm sido tomadas para evitar o desperdício da água. O governo de Buenos Aires, por exemplo, limitou a três vezes por semana (segundas, quartas e sextas) os dias em que os porteiros têm autorização para lavar as calçadas da capital, mas essa regra nem sempre e respeitada. Além disso, o Sindicato dos Porteiros distribuiu pistolas para serem atarraxadas na ponta das mangueiras e, assim, controlar o jato de água quando vai lavar os arredores dos edifícios da capital.

“Aqui temos o hábito de madrugar para lavar as calçadas”, explica o porteiro Ricardo Miranda. “Mas cada vez que íamos abrir a porta para um morador, entregar o jornal ou ajudar alguém a sair da garagem, largávamos a mangueira no chão, com a água jorrando à toa. Com a pistola, o jato de água só sai se eu apertar o gatilho. Se eu parar, a água deixa de sair automaticamente”.

O principal motivo para tanta faxina é a quantidade de cachorros na cidade: um para cada quatro habitantes. É comum ver os cachorros saírem todas as manhãs (muitos deles em matilha, acompanhados por passeadores). O governo de Buenos Aires não só obriga os donos a recolherem as fezes dos animais, como distribuiu pela cidade sacos plásticos para quem tiver esquecido de sair com o seu.

“Mas isso não resolve o cheiro de xixi que os cachorros fazem nas paredes dos edifícios, nem as manchas nas calçadas, que só saem com água”, explica o porteiro Raul

Nem todos os argentinos, no entanto, têm a mesma situação privilegiada que os moradores da grande Buenos Aires. Na província de Mendoza, por exempleo, a escassez de água é um problema histórico, agravado nos últimos cinco anos pela falta de chuva e neve.

Mendoza é um deserto, ao pé da Cordilheira dos Andes. A terra árida é ideal para o plantio da uva malbec – daí a província ser considerada a capital mundial do vinho Malbec. Mas toda a irrigação é controlada porque a água é um bem escasso, que depende da quantidade de chuva e de neve.

A cidade de Mendoza tem um sistema de acequias (pequenos canais), por onde escorre a água que vem da neve derretida, no verão. Nenhuma gota é desperdiçada. Em Mendoza, ao contrário de Buenos Aires, os controles sobre o uso de água para lavar carros, calçadas e regar jardins são muito mais rígidos porque os vizinhos sabem que se um abusar os outros ficam sem tomar banho ou cozinhar.

Diante da seca, o governo decretou estado de emergência hídrica ate 2020. O objetivo é realizar obras para consertar o sistema de canalização, para evitar perdas – outra grande fonte de desperdício.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário