one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chile mantém estado de exceção em área de erupção vulcânica

Criado em 24/04/15 08h12 e atualizado em 24/04/15 14h40
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Chile mantém estado de exceção por catástrofe nas localidades em torno do vulcão Calbuco, no sul do país, cuja dupla erupção, na quarta-feira (22), obrigou a retirada de mais de 4 mil pessoas. O ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo, disse que o governo estabeleceu zona de exclusão de 20 quilômetros em torno do vulcão, para proteger a população.

Vulcão Calbuco em erupção no Chile, visto de Puerto Montt
Creative Commons - CC BY 3.0 - Vulcão Calbuco em erupção no Chile, visto de Puerto Montt -

Philip Oyarzo Calisto


 

O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, entrou na quarta-feira, de forma inesperada, em erupção, lançando uma enorme coluna de fumaça e de cinzas, mas também expelindo rochas, depois de ter passado quase meio século adormecido. 

Em entrevista, o ministro do Interior detalhou que 237 afetados pela erupção vulcânica estão em sete albergues disponibilizados pelo Departamento Nacional de Emergência. A chefia de gabinete da presidenta chilena, Michelle Bachelet, informou que foram entregues colchões, mantas e alimentos na região de Los Lagos, enquanto na de Araucania foram distribuídas máscaras devido às cinzas do vulcão.

Foi também declarado um alerta sanitário na província de Llanquihue e Puerto Octay, mantendo-se o recolher obrigatório nas comunidades de Puerto Montt, Puerto Varas e Puerto Octay. A medida vai até a manhã desta sexta-feira (24).

Segundo relatórios do Observatório Vulcanológico de Los Andes do Sul, com base na análise de informação recolhida nas estações de monitoramento instaladas perto do Calbuco, o vulcão permanece instável e poderão ser registradas novas erupções.

O Serviço de Meteorologia informou, no seu último relatório, que as cinzas já chegaram a Curicó, cidade a 839 quilômetros do vulcão e a 207 quilômetros a sul da capital Santiago. O Calbuco, com 2.015 metros de altura, está a mil quilômetros ao sul da capital chilena.

Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Vulcão Calbuco provoca transtornos para quem mora no sul do Chile

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário