one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo brasileiro elogia acordo sobre programa nuclear iraniano

Criado em 02/04/15 20h05 e atualizado em 02/04/15 20h05
Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o Brasil recebeu com satisfação o anúncio de que o Irã e os países do grupo P5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha) definiram hoje (2), em Lausana, na Suíça, os parâmetros para um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que deve ser concluído até 30 de junho próximo.

Por meio de nota, o Itamaraty acrescentou que o governo brasileiro tem consistentemente reiterado "que não há alternativa a uma solução negociada para a questão e que as presentes tratativas constituem oportunidade que deve ser plenamente aproveitada para se chegar a uma solução duradoura sobre a matéria".

De acordo com a nota, o Brasil saúda a disposição dos governos do Irã e dos países do P5+1, "bem como da diplomacia da União Europeia, para perseverar os esforços para alcançar um acordo satisfatório para todas as partes”.

Na tarde de hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohamed Yavad Zarif, escreveu em sua conta no Twitter que foram encontradas soluções “em parâmetros-chave” nas negociações sobre o programa nuclear iraniano. A informação também foi confirmada no Twitter pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, que avaliou as soluções como “boas notícias”. As mais recentes negociações sobre o tema começaram há cinco dias na Suíça.

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, classificaram como “histórico” o acordo sobre o programa nuclear do Irã.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário