one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Reino Unido disponibiliza navios e helicópteros para monitorar o Mediterrâneo

Criado em 23/04/15 12h13
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

 

David Cameron

David Cameron diz que britânicos podem enviar navios ao Mediterrâneo desde que imigrantes ilegais não tenham direito de pedir asilo ao Reino UnidoArquivo/Agência Brasil

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje (23), em Bruxelas, que Londres disponibilizará navios e helicópteros para monitorarem o Mar Mediterrâneo, na condição de os imigrantes resgatados não terem automaticamente direito a pedir asilo no Reino Unido.

Ao chegar à Cúpula Extraordinária sobre Imigração, da União Europeia, Cameron disse que, "como sempre, o Reino Unido vai ajudar" não só a "salvar vidas" como também a combater os traficantes e a estabilizar a região para prevenir novas tragédias como o naufrágio de uma embarcação, no último fim de semana, que causou a morte de cerca de 900 imigrantes.

"Como o país da Europa com maior orçamento de Defesa podemos dar uma contribuição vultuosa. O que vou oferecer hoje é o navio da marinha real HMS Bulwark e três helicópteros e dois outros navios de patrulhamento", disse o primeiro-britânico.

Cameron acrescentou que a oferta está "naturalmente sujeita a condições", entre as quais que os imigrantes resgatados "sejam levados para o país seguro mais próximo, que será muito provavelmente a Itália", e não tenham automaticamente direito a pedir asilo ao Reino Unido.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, apelou para a maior solidariedade entre os Estados-membros para lidar com essa situação dramática dos imigrantes ilegais no Mediterrâneo, descartando que seja encontrada nesta quinta-feira uma solução europeia.

Para Tusk, um dos temas mais difíceis na agenda é o do "reforço da solidariedade europeia e da responsabilidade comum". "Temos que debater assuntos complicados com a instalação, acolhimento e políticas de asilo, o sacrifício de interesses nacionais em nome de um bem comum", disse, acrescentando que "é uma questão europeia e não apenas um problema dos países do Sul da Europa".

Ele acrescentou que os líderes europeus têm a responsabilidade comum de resolver o problema e pediu à cúpula de hoje que mobilize todos os esforços. "Salvar vidas é a prioridade, mas não passa só por resgatar pessoas do mar, mas também pelo combate aos contrabandistas e pela prevenção de fluxos de imigração ilegal, desmantelando as redes de contrabando de pessoas e destruindo os seus modelos de negócio", salientou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário