one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mais de 350 crianças soldado são libertadas na República Centro-Africana

Criado em 14/05/15 16h33 e atualizado em 14/05/15 16h30
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Mais de 350 crianças soldado centro-africanas, várias menores de 12 anos, foram libertadas hoje (14) por grupos armados, unidos por um acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“Após intensos combates, a libertação das crianças por estes grupos é um verdadeiro passo em direção à paz”, congratulou-se o representante do fundo em Bangui, Mohamed Malick Fall.

Em cerimônias distintas, 357 crianças foram libertadas na região de Bambari pelos ex-rebeldes Séléka, maioritariamente muçulmanos, e pelas milícias anti-balaka, principalmente cristãs. Eles são os principais beligerantes no conflito que afeta a República Centro-Africana há mais de dois anos.

Trata-se da “maior libertação de crianças ligadas aos grupos armados na República Centro-Africana, desde que a violência começou em 2012”, destacou o Unicef.

O acordo entre líderes de grupos armados na República Centro-Africana e o Fundo das Nações Unidas foi feito na semana passada, durante um fórum de reconciliação nacional em Bangui. O entendimento prevê também o fim do recrutamento de crianças.

O Unicef calcula que entre 6 mil e 10 mil crianças integram as facções armadas na República Centro-Africana, sendo utilizadas como combatentes, cozinheiros, estafetas e para fins sexuais. No ano passado, o fundo e os seus parceiros conseguiram libertar 2,8 mil crianças que serviam aos grupos armados no país.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário