one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Clérigos muçulmanos condenam ataques na França, Tunísia e no Kuwait

Criado em 26/06/15 21h11 e atualizado em 27/06/15 16h19
Por Agência Lusa

Clérigos muçulmanos condenaram os ataques terroristas ocorridos hoje (26) na França, Tunísia e no Kuwait, que provocaram mais de 50 mortes, incluindo turistas.

A Al-Azhar, principal instituição sunita de interpretação do Alcorão, sediada no Cairo, considerou que os disparos “hediondos”, que resultaram na morte de 28 pessoas – a maioria europeus – em uma estância turística na costa da Tunísia, constitui uma “violação de todas as normas religiosas e humanitárias”.

Em comunicado, a instituição condena também o atentando à bomba, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), contra uma mesquita xiita, na capital do Kuwait, que resultou na morte de 25 fiéis.

“A Al-Azhar apela à comunidade internacional para empenhar todos os esforços na luta contra esse grupo terrorista”, informa comunicado da instituição sunita, referindo-se ao EI.

O grupo jihadista, que controla parte da Síria e Iraque, e tem afiliados em vários países, apelou a ataques durante o mês sagrado do Ramadã, que começou há mais de uma semana.

Um grupo de trabalho contra o extremismo, implementado pelo mufti do Egito – o académico do governo a quem é reconhecida a capacidade de interpretar a lei islâmica – também condenou os ataques. Em comunicado, o grupo externa que “o EI fez mais do que qualquer outra pessoa, islâmica ou não, para caluniar a imagem do Islã”.

O proeminente clérigo sunita Youssef al-Qaradawi sugeriu que os autores dos ataques agiram pior do que “bestas”. “As bestas não matam outros animais, a não ser para se alimentarem, mas há quem nunca satisfaça a sua sede por sangue”, escreveu no Twitter.

As principais organizações muçulmanas na França também condenaram o atentando ocorrido na cidade de Lyon, no Leste do país, apelando à “vigilância, unidade e solidariedade”.

Veja imagens do atentado Kuwait e os comentários do cientista político Emir Sader

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário