one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chile pede que papa convença a Bolívia a encerrar "agressividade permanente"

Criado em 09/07/15 08h44
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores chileno, Heraldo Muñoz, pediu ao papa, ontem (8) à noite, para “convencer o governo boliviano a encerrar a agressividade permanente contra o Chile e suas autoridades”. “O que a Bolívia pretende é afetar a integridade territorial do Chile e isso não é aceitável, como bem sabe o papa Francisco”, disse o chefe da diplomacia chilena.

A declaração de Muñoz ocorre depois que o papa Francisco, em visita à Bolívia, apelou para um diálogo franco e aberto, de modo a “evitar conflitos entre países irmãos”, referindo-se ao conflito territorial entre os dois países latino-americanos. “Estou pensando no mar. Em diálogo, diálogo”, disse o sumo pontífice no seu discurso na catedral de La Paz.

Durante a Guerra do Pacífico, no final do século XIX, a Bolívia perdeu sua costa para o Chile, tornando-se um país sem saída para o mar. A Bolívia quer que o Tribunal Internacional de Justiça de Haia obrigue o Chile a negociar uma solução para a restituição de uma saída para o Pacífico, perdida em 1879.

Em Santiago, o chanceler chileno respondeu que “o santo padre podia convencer o governo boliviano a pôr fim à agressividade permanente contra o Chile e as suas autoridades”. “O Chile tem estado sempre aberto ao diálogo”, sublinhou Muñoz, insistindo que “foi a Bolívia que interrompeu o diálogo com seu pedido unilateral ao tribunal”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário