one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Líderes mundiais chegam a acordo com Irã sobre o programa nuclear

Imagem:

Compartilhar:

Governo brasileiro elogia acordo sobre o programa nuclear iraniano

Criado em 14/07/15 14h21 e atualizado em 14/07/15 14h26
Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O governo brasileiro manifestou satisfação com o anúncio de que o grupo de países conhecido como P5+1 (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e o Irã concluíram nesta terça-feira (14), em Viena, um acordo abrangente e de longo prazo sobre o programa nuclear iraniano, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Dos principais pontos do acordo, o destaque é o limite ao enriquecimento de urânio e a produção de plutônio que podem ser usados na fabricação de bomba atômica. Também foram acertados o reforço nas inspeções de instalações nucleares iranianas pela Agência Internacional de Energia Atômica, suspensão de sanções econômicas ao Irã e manutenção do embargo de venda de armas ao país.

Em nota, o Itamaraty informou que o governo brasileiro "saúda as partes pela vontade política, persistência e determinação demonstradas ao longo de processo negociador complexo e de elevada sensibilidade". A nota acrescena que essas qualidades "serão cruciais também para a plena e oportuna execução do acordo”.

De acordo com o ministério, o Brasil sempre apoiou os esforços diplomáticos que assegurassem “a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear iraniano e a normalização das relações do Irã com a comunidade internacional”.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro espera que o acordo contribua para o início de uma nova fase nas relações entre o Irã e os países do P5+1 e para redução de conflitos e tensões no cenário internacional.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário