one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

China desvaloriza yuan em quase 2% para estimular exportações

Criado em 11/08/15 16h17 e atualizado em 11/08/15 16h48
Por Agência Lusa

O Banco Central da China anunciou hoje (11) a desvalorização do yuan em quase 2% em relação ao dólar norte-americano. O objetivo é reforçar a segunda maior economia mundial e estimular as exportações.

A desvalorização da moeda chinesa é a maior desde as reformas do sistema monetário, em 2005, e ocorre no momento em que a economia experimenta forte desaceleração. A proposta é estimular as exportações, uma vez que a produção nacional fica mais barata.

No sábado (8), a China anunciou que as exportações tinham caído 8,3% em julho, a maior queda em quatro meses e muito acima do que era esperado pelos analistas (1,5%).

A decisão do Banco Central da China ocorreu após o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter negado, semana passada, o yuan como moeda de reserva mundial.

Para os analistas, a desvalorização poderá levar a uma reação dos Estados Unidos, que têm argumentado que o yuan está subvalorizado e deve colocar pressão sobre as demais moedas asiáticas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário