one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Coreia do Sul desliga alto-falantes na fronteira com o Norte

Criado em 25/08/15 07h15 e atualizado em 25/08/15 10h07
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Coreia do Sul desligou hoje (25) os alto-falantes que divulgavam propaganda na fronteira contra o regime norte-coreano, depois de os dois governos terem chegado a um acordo para conter o clima de tensão militar na península.

“As retransmissões foram suspensas às 12h [hora local], como foi acertado", informou um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul à agência EFE. Os aparelhos, no entanto, ainda não foram retirados.

O acordo firmado por representantes dos dois governos prevê a suspensão das transmissões de propaganda sul-coreana contra a Coreia do Norte, “a menos que ocorra algo anormal”.

Essas transmissões, consideradas potente arma no quadro da “guerra psicológica” entre as duas Coreias, foram o principal foco de tensão nos últimos dias.

A Coreia do Sul colocou em funcionamento os alto-falantes na semana passada – quebrando um silêncio de 11 anos – em represália ao Norte pela explosão de três minas que feriram gravemente dois soldados sul-coreanos que patrulhavam a fronteira.

No âmbito do acordo, fechado depois de duas rodadas de negociação, a Coreia do Norte lamentou o incidente com as minas – embora não reconheça sua participação – enquanto o Sul aceitou desligar os equipamentos de som.

Com o fim da crise militar – os contingentes de ambos os lados chegaram a ficar em alerta após breve troca de tiros na zona fronteiriça na quinta-feira. Os dois países se comprometeram a manter conversações e a organizar a primeira reunião em mais de um ano e meio de famílias separadas desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário