one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palestinos diante do que sobrou de suas casas após o ataque israelense no norte da Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

Taxa de mortalidade infantil em Gaza aumenta pela primeira vez em meio século

Criado em 11/08/15 10h00 e atualizado em 11/08/15 11h07
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A mortalidade infantil aumentou na Faixa de Gaza pela primeira vez em 50 anos, disse o diretor do programa de Saúde da Agência da Organização das Nações Unidas de Assistência a Refugiados Palestinos (Unrwa), Akihiro Seita, à agência de notícias EFE, para quem o bloqueio de Israel pode ser uma das causas.

O número de bebês que morre antes de completar um ano diminuiu em Gaza durante décadas – assim como no resto da região – mas, segundo o último estudo do Unrwa, a taxa aumentou entre 2008 e 2013. Em 1960 morriam na Faixa de Gaza 127 bebês para cada mil nascidos. Em 2008 o valor baixou para 20,2 bebês para cada mil, mas aumentou para 22,4 em 2013, segundo os dados mais recentes.

A mortalidade neonatal – bebês que falecem antes de completar um mês de vida – também aumentou de 12 para cada mil em 2008 para 20,3 em cada mil em 2013.

Estamos muito preocupados com o resultado do estudo. Uma tendência inversa na taxa de mortalidade é algo extremamente incomum. Independentemente do motivo, os recém-nascidos não têm culpa, têm direito a viver em paz e prosperidade”, disse Seita.

O especialista associa o aumento da mortalidade infantil, especialmente a neonatal, com a deterioração dos cuidados hospitalares. “O maior aumento das mortes foi registado antes do nascimento ou devido a nascimentos prematuros ou malformações congênitas, que necessitam de cuidados especiais”, explica.

Seita garante que a Unrwa “está muito preocupada com o impacto do bloqueio a longo prazo sobre as instalações de saúde, a chegada de medicamentos e de equipamentos médicos a Gaza", embora admita que cientificamente é muito difícil demostrar a relação do bloqueio com a tendência negativa da taxa de mortalidade infantil.

O que de fato está claro, garante, é que os dados sobre a mortalidade mostram “a deterioração da situação geral de bem-estar na Faixa de Gaz e o bloqueio é uma das maiores causas".

A Unrwa realiza este estudo a cada cinco anos (o próximo seria em 2018), mas diante dos resultados registrados, vai repeti-lo este ano em Gaza.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário