one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tribunal militar paquistanês condena seis à morte por ataque em Peshawar

Criado em 13/08/15 15h30 e atualizado em 13/08/15 15h35
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Um tribunal militar especial paquistanês condenou à pena de morte seis homens envolvidos em um ataque dos talibãs contra uma escola em Peshawar, que provocou mais de 150 mortes em dezembro, anunciou hoje (13) o Exército, em comunicado.

Na sequência deste ataque, o mais grave na história moderna do Paquistão, o governo de Islamabad aboliu a suspensão da pena capital – em vigor desde 2008, e permitiu a criação de novos tribunais militares para julgar civis suspeitos de atos terroristas.

Desde então, 200 detidos que tinham sido previamente condenados à pena de morte, foram executados por enforcamento. A decisão foi fortemente criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela União Europeia e por várias organizações de defesa dos direitos humanos. As críticas, no entanto, não fizeram com que as autoridades paquistanesas voltassem atrás.

A criação de novos tribunais militares, cujo modo de funcionamento permanece secreto, segundo advogados paquistaneses, tem sido objeto de intenso debate que envolveu o Supremo Tribunal na semana passada, quando a Corte apoiou a legalidade, apesar de informar que os condenados devem ter possibilidade de recorrer da sentença.

Hoje, uma semana após a decisão do Supremo Tribunal, os militares anunciaram a pena de morte contra seis civis, envolvidos no atentado de Peshawar (Noroeste do país), e de um sétimo por um ataque contra soldados em Karachi, a capital econômica do país.

Uma oitava pessoa, também acusada de envolvimento na matança de Peshawar, foi condenada à prisão perpétua por um destes novos tribunais.

"Os condenados têm direito a um processo justo e que respeita todas as formalidades legais e ainda acesso a uma ajuda legal para se defenderem”, disse, em comunicado, os responsáveis militares, ressaltando que as sentenças foram aprovadas pelo chefe das Forças Armadas, general Raheel Sharif.

Entre os seis condenados à morte estão Hazrat Ali, membro de um grupo jihadista que foi sentenciado culpado por ter recolhido fundos para o ataque e pelo seu envolvimento na morte de 23 paramilitares.

Os outros cinco acusados também foram condenados pelo envolvimento no ataque de Peshawar e por operações contra as forças paquistanesas.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário