one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Refugiados que atravessaram a Hungria e a Áustria chegam à Alemanha, pela estação ferroviária de Munique

Imagem: EPA/Sven Hoppe

Compartilhar:

Entenda a crise dos refugiados na Europa

Criado em 10/09/15 15h10 e atualizado em 14/09/15 15h46
Por Leandro Melito - Portal EBC

A crise dos refugiados na Europa - que ganhou destaque na imprensa mundial com a foto do menino sírio Ayslan Kurdi que morreu na tentativa de sua família de encontrar um país que os abrigasse - tem crescido em ritmo acelerado desde o começo deste ano. Assim como Ayslan, sua mãe e seu irmão que buscavam um novo lugar para viverem devido à guerra em seu país, milhares de pessoas morreram em busca de refúgio, seja por via marítima ou terrestre. 

Mediterrâneo

No primeiro semestre do ano, 1.867 pessoas morreram ao tentar cruzar o Mediterrâneo na tentativa de alcançar a Itália ou a Grécia. Apenas no mês de abril foram registradas 1.308 mortes, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Ao todo, um número recorde de 137 mil pessoas fizeram a travessia nesse período, o que representa um aumento de de 83% em relação aos primeiros seis meses de 2014.

Um terço dos homens, mulheres e crianças que alcançaram as costas da Grécia ou da Itália desde o início do ano é oriundo da Síria, palco de uma guerra civil desde 2011.

Síria

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (9), o Acnur aponta que a piora nas condições de vida na Síria e nos países vizinhos está forçando milhares de sírios a arriscar tudo em viagens perigosas para a Europa.

A porta-voz do Acnur, Melissa Fleming citou o aumento de ataques com foguetes e morteiros na capital síria Damasco, o crescimento da explosão de veículos em grandes cidades como Lattakia, Aleppo, Homs, Hassakeh e Qamishli, e o bombardeio pesado em Zabadani e na zona rural de Damasco.

Entre as consequências do conflito, o comunicado cita a desvalorização da moeda - a libra síria perdeu 90% de seu valor ao longo dos últimos quatro anos e as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos do país com itens como eletricidade e água.  “ A eletricidade está disponível durante poucas horas do dia, quando existe. Muitas regiões lutam contra a escassez de água. Mais da metade da população vive em extrema pobreza”, diz o texto.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para refugiados (Acnur), 4,08 milhões de refugiados sírios se encontram nos países vizinhos, sendo que a maioria vive fora dos campos formais. Uma avaliação do Acnur na Jordânia, onde mais de 520 mil sírios estão vivendo fora dos campos de refugiados do país, mostrou que 86% das pessoas em áreas urbanas e rurais estão agora vivendo abaixo da linha da pobreza.

Já no Líbano  70% das famílias de refugiados sírios vivem muito abaixo da linha de pobreza nacional - um aumento de 50% em 2014. 

Alemanha

Pela via terrestre, o principal destino dos refugiados tem sido a Alemanha, localizada a uma distância de 3,7 mil quilômetros. O vice-chanceler e ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, anunciou nesta quinta-feira (10), que o país já recebeu, este ano, 450 mil refugiados, dos 800 mil previstos em 2015. Só nos primeiros oito dias de setembro, a Alemanha recebeu 37 mil pedidos de asilo, enquanto em agosto foram registrados 105 mil.

No trajeto feito de trem, os refugiados chegam na Hungria vindos da Sérvia e de lá seguem para a Áustria com destino à  Alemanha.Neste mês, 22 mil migrantes chegaram à Hungria pela fronteira com a Sérvia. Nesta quarta-feira, o chefe do Estado-Maior da Hungria, general Tibor Benko, anunciou que o exército iniciou um exercício militar chamado "ação decisiva" com o objetivo de preparar os soldados para uma possível missão na fronteira com a Sérvia, no sul do país.

Nesta quinta-feira (10), a Áustria anunciou a interrupção por tempo indeterminado das ligações ferroviárias com a Hungria, devido ao “congestionamento em massa da rede provocada pelo fluxo sem precedentes de imigrantes”, afirmou a empresa austríaca responsável pela linha. 

Brasil

Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, o número de refugiados no Brasil praticamente dobrou nos últimos quatro anos, passando de 4.218, em 2011, para 8.400, em 2015.Entre 2010 e o fim de 2014, o número de reconhecimentos de refúgio aumentou 1.240%. Em agosto de 2015, o governo registrou 12.668 pedidos de refúgio, que aguardam avaliação. 

As principais causas dos pedidos de refúgio são violação de direitos humanos, perseguições políticas, reencontro de famílias e perseguição religiosa. Os sírios formam o maior contingente de refugiados no país, com 2.077 pessoas, seguidos pelos angolanos (1.480), colombianos (1.903), congoleses (844) e libaneses (389). 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário