one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Justiça egípcia ordena libertação dos filhos do ex-presidente Mubarak

Criado em 12/10/15 10h09 e atualizado em 12/10/15 10h52
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Tribunal Penal do Cairo aceitou hoje (12) o recurso apresentado por Alaa e Gamal Mubarak, filhos do presidente deposto do Egito, Hosni Mubarak, e ordenou que sejam libertados.

Mubarak e os seus dois filhos foram condenados em maio deste ano a três anos de prisão, em julgamento por apropriação ilegal de recursos públicos reservados para os gastos dos palácios presidenciais.

A Procuradoria-Geral pediu que continuassem na prisão para cumprir a pena de três anos. No entanto, o tribunal aceitou o argumento do advogado de defesa, Farid El Dib, que sustentou que um veredito anterior do Tribunal de Cassação decretou a absolvição dos seus clientes e que fosse descontada da pena o período que os acusados passaram atrás das grades em consequência deste processo e de outro.

O recurso especificava que devia ser considerado o tempo de prisão preventiva cumprido no âmbito de um caso de tráfico de influência, no qual foram absolvidos e em que eram acusados de ter recebido como suborno cinco moradias do empresário fugitivo Hussein Salem.

Segundo a defesa, Alaa e Gamal estiveram presos por causa do processo dos palácios presidenciais durante um ano e seis meses e, pelo outro caso, dois anos e um dia, tendo assim ultrapassado os três anos de prisão a que foram condenados.

Em maio, Mubarak e os filhos também foram condenados, além da pena de prisão, ao pagamento de multa no valor de aproximadamente US$ 196 milhões. Após essa decisão judicial, os filhos de Mubarak foram detidos de novo, depois de terem sido libertados em janeiro, quando o Tribunal de Cassação anulou a sentença anterior do Tribunal Penal neste caso, que os condenava a quatro anos de prisão, porque não foram cumpridos os procedimentos legais necessários.

Mubarak, os seus dois filhos e os principais colaboradores do seu regime foram detidos e acusados em casos de corrupção, mas a maioria já saiu da prisão.

O ex-presidente está preso no Hospital das Forças Armadas de Maadi, no Cairo, devido à deterioração do seu estado de saúde.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário