one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Turquia adverte EUA e Rússia contra qualquer apoio aos curdos sírios

Criado em 14/10/15 09h04 e atualizado em 14/10/15 09h05
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Turquia convocou nessa terça-feira (13) os embaixadores dos Estados Unidos e da Rússia para alertar contra qualquer ajuda aos combatentes curdos da Síria no âmbito de suas operações militares, informou hoje (14) fonte oficial turca.

As autoridades “informaram [aos embaixadores] a posição da Turquia em relação ao Partido da União Democrática [PYD, curdos da Síria]”, disse à agência France Press um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, acrescentando que foram feitas as advertências necessárias. 

O governo considera o PYD “irmão” do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que em 1984 iniciou rebelião armada em áreas do Sudeste da Turquia com maioria de população curda, em resposta à repressão das autoridades de Ancara.

“A Turquia não pode tolerar qualquer cooperação com organizações terroristas que lhe fazem guerra”, declarou à imprensa o primeiro-ministro islamita conservador Ahmet Davutoglu.

As milícias do PYD, apoiadas por combatentes do PKK e com o apoio aéreo dos Estados Unidos, derrotaram os jihadistas em janeiro na emblemática cidade síria curda de Kobane. Em junho, os expulsaram de Tall Abyad, na fronteira turca.

A Rússia entrou no conflito sírio, em apoio ao regime do presidente Bashar Al Assad e assegurou que suas operações aéreas, à semelhança da coligação ocidental, têm como alvo o grupo Estado Islâmico.

Nos últimos dias, no entanto, os russos multiplicaram os ataques contra diversos movimentos rebeldes que combatem Damasco, incluindo o Estado Islâmico. Na semana passada, o enviado especial do presidente russo Vladimir Putin para o Oriente Médio, Mikhail Bogdanov, reuniu-se com o chefe do PDY Salih Muslim para discutir a cooperação no combate às forças jihadistas.

Davutoglu lembrou as “ligações orgânicas” que unem o PYD e o PKK, considerado organização terrorista por Ancara, Washington e a União Europeia.

“À semelhança dos Estados Unidos e de outros países aliados que combatem os grupos filiados à Al Qaeda, a Turquia está determinada a combater o PKK e as suas filiais. Tal como os Estados Unidos e seus aliados não toleram a entrega de armas à Al Qaeda e suas filiais, a Turquia não tolera as destinadas ao PKK”, afirmou o chefe do governo turco.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário