one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Último cidadão britânico em Guantánamo é libertado

Criado em 30/10/15 14h54 e atualizado em 30/10/15 15h04
Por Agência Ansa Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O último britânico detido na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba, foi libertado após mais de 13 anos. Shaker Amer, de 46 anos, regressou ao Reino Unido, onde se encontrou com a esposa e os quatro filhos. O homem, de origem saudita, não conhecia o caçula, que nasceu no mesmo dia em que ele foi detido.

Ele foi capturado no Afeganistão no final de 2001, no auge da chamada "Guerra Contra o Terror". Acusado de liderar um grupo talibã, nunca foi julgado.

Amer foi libertado depois de uma campanha pública conduzida pelo premiê David Cameron, que chegou a pedir a ajuda do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Outras celebridades, como o músico Roger Waters, pediam sua libertação há anos.

Aberto há mais de uma década, após os atentados do dia 11 de setembro de 2001, o local é constante alvo de críticas por seus métodos não ortodoxos e seu fechamento é uma das promessas de campanha de Obama. Centro e treze pessoas continuam detidas no local, sendo que 53 estão em processo de transferência.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário