one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Migrações: presidente do CE pedirá maior ajuda aos países dos Balcãs

Criado em 22/11/15 11h03 e atualizado em 22/11/15 11h10
Por Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O presidente do Conselho Europeu (CE), Donald Tusk, disse nesse sábado (21), em Belgrado, que vai pedir aos líderes europeus que reforcem a ajuda aos países dos Balcãs, para que possam enfrentar a crise dos refugiados.

"Enfrentamos um desafio sem precedentes, pela sua envergadura, que requer cooperação estreita e contínua", afirmou o presidente do CE, depois de se reunir com o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic.

Tusk considerou que "o contínuo apoio político e financeiro aos Balcãs ocidentais, que estão na primeira linha da crise", é também importante para preservar o espaço Schengen (acordo que permite a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários), o "controle das fronteiras externas" da União Europeia.

A Sérvia encontra-se na rota dos Balcãs pela qual passam diariamente milhares de refugiados provenientes, em sua maioria, de áreas de conflito do Oriente Médio.

A rota começa na costa da Grécia e segue pela Macedônia, Sérvia, Croácia e Eslovênia, de onde os refugiados continuam até a Áustria e a Alemanha, destino desejado por muitos.

Os países da rota começaram na quinta-feira (19) a recusar os "imigrantes econômicos" e só deixam passar os refugiados sírios, iraquianos e afegãos, que constituem a maioria dos que fazem o trajeto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário