one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parlamento rejeita programa de governo do primeiro-ministro português

Criado em 10/11/15 17h17 e atualizado em 10/11/15 17h15
Por Da Agência Brasil* Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O programa de  governo do primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, do conservador PSD, foi rejeitado hoje (10) na Assembleia da República de Portugal. A moção de rejeição recebeu 123 votos favoráveis de socialistas e dos partidos BE, PCP, PEV e PAN, o que significa a demissão do Executivo português. Portugal é um país parlamentarista.

De acordo com a Costituição portuguesa, a rejeição do programa de governo necessita o voto da maioria absoluta dos deputados, ou seja, pelo menos 116 parlamentares. Segundo o Artigo 195, a rejeição implica na demissão do Executivo, que se manterá até a posse de um novo governo.

O presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues, informou que transmitirá formalmente ao presidente Aníbal Cavaco Silva a rejeição do plano de governo do PSD. Agora, Silva deverá indicar um novo primeiro-ministro, mas não há um prazo definido. A única imposição constitucional é que o chefe de Estado ouça os partidos antes de indicar um novo primeiro-ministro.

* Com informações da Agência Lusa

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário