one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Foto: Brics/Divulgação

Compartilhar:

BRICS: parceria progrediu com o tempo, diz historiador; saiba mais e veja entrevista

Criado em 13/11/19 12h44 e atualizado em 14/11/19 16h12
Por Luiz Claudio Ferreira Edição:Alessandra Esteves

Origens da parceria

Cerca de 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial. Os números representam o tamanho dessa parceria, com benefícios palpáveis, que atende por um acrônimo: BRICS. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.  A primeira letra de cada país (em inglês) está representada no que é hoje mais do que a reunião de economia emergentes.  A parceria tem progredido com o tempo, conforme explica o historiador Frederico Tomé.

Ele entende que se trata de uma ação estratégica e importante que foi selada no início do século 21, mas resultado de um processo de aproximações que evolui com o tempo.  A Cúpula que o Brasil sedia nesta semana (nesta quarta, 14, e quinta, 15), em Brasília, é a décima primeira (a segunda na capital federal, que já recebeu o evento em 2010). O evento no Palácio do Itamaraty tem o lema “BRICS: crescimento econômico para um futuro inovador”.

De acordo com o historiador Frederico Tomé, o BRICS foi resultado de uma aproximação entre economias emergentes que tinha como foco principal a economia. Principalmente após a crise financeira de 2008, os quatro países passaram a trabalhar em conjunto. A união, que ganhou a África do Sul como nova parceria no começo desta década, trilha caminhos estratégicos, como as parcerias tecnológicas.

Vantagens do acordo

O historiador explica que o Brasil, desde a década de 1970, tem buscado parcerias com economias e adotado estratégias de aproximação com países de diferentes continentes. O BRICS, novidade do século 21, é parte desse processo. Segundo o governo brasileiro divulgou, as áreas de saúde, ciência, tecnologia, inovação e cooperação no combate ao crime internacional estão entre as prioridades para o país. “Veio numa crescente dentro do mercado internacional”, diz o historiador.

Avanços do acordo

O pesquisador destaca que a cúpula, com a presença de representantes dos cinco países, é fundamental para encaminhar presencialmente novas demandas e decisões. Os encontros têm colaborado para materializar os acordos, explica Tomé. Um exemplo está nos avanços no campo da tecnologia.

Fundo de amparo

Uma providência tomada pelos países que integram o BRICS é que a parceria prevê um “banco de desenvolvimento” para colaborar com investimentos em infraestrutura e desenvolvimento dos países que fazem parte do grupo. Além disso, podem atuar em parceria para ajudarem-se mutuamente em caso de crises financeiras. Mas a força do grupo possibilita força na concorrência no mercado. “É uma parceria que coloca em destaque uma possível concorrência com os países do G-7”.

Com imagens de Jorge Monforte

Edição de vídeo de Jerson Portela 

Tags:  Brics2019, Brics
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário