one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Peça que conta história de rei vaidoso garantiu  gargalhadas do público

Imagem:

Compartilhar:

Comédia com viés político caracteriza terceira noite de festival

Criado em 09/11/12 18h13 e atualizado em 09/11/12 18h43
Por Bianca Machado Fonte:Cultura Plural

Comédia com teor político promove interação em festival
Peça que conta história de rei vaidoso garantiu gargalhadas do público (Rafaela Serrato / Lente Quente)

Metateatralidade, interação com o público e um viés levemente político foram  características que marcaram a peça “Quem é o Rei?”, do Grupo do Palhaço Tenorino (GPT), na terceira noite da 40ª edição do Festival Nacional de Teatro Amador (FENATA). O Cine-teatro Ópera foi palco de uma apresentação vinda diretamente do Acre. Com elementos simples, o objetivo do grupo é colocar a essência principal do espetáculo no ator.

A comédia apresentada pelo GPT é baseada em um conto popular ocidental, que foi adaptado por uma das integrantes do grupo. Marília Bomfim, que adaptou a obra, conta que, além de usar o teatro para falar do próprio teatro, procurou transformar uma história infantil em uma peça com tom político. “A característica principal da peça é a metateatralidade, mas também buscamos trazer em debate, sem associar a nenhuma autoridade, questões de poder”, completa.

O GPT está em cartaz com “Quem é o Rei?” desde 2009, já rodou quase todo o estado do Acre e região com o espetáculo, que segundo os

Interação com público marcou peça do Acre em festival amador
Interação com o público durante a peça foi constante (Rafaela Serrato / Lente Quente)

integrantes, sempre despertou a curiosidade do público devido ao título interrogatório. “Como o nosso estado é muito partidário, todos procuravam associar a algum político de lá, mas durante essa peça usamos figurino de época justamente para fugir do regional”, acrescenta Marília.

O Grupo do Palhaço Tenorino atua no estado do Acre desde março de 1991 e possui cinco textos de própria autoria. No geral, o grupo procura valorizar características do Acre e principalmente fortalecer o teatro em seu estado. Ao longo da carreira dos atores, o GPT já ganhou oito prêmios em festivais nacionais, sendo quatro em outras edições do FENATA.

Durante o terceiro dia de FENATA também aconteceram outras apresentações das mais diversas categorias. Às 10h, no Espetáculo de Rua, quem invadiu o calçadão municipal foi o grupo Arte da Comédia, apresentando “É o Povo que Sustenta o Brasil”. Na categoria Teatro de Bonecos/Animação, o grupo Cia Entre Tramas, apresentou “Mundico Sonata Muda”, no auditório A do Ópera. Paralelo aos bonecos, o teatro Marista contou com o espetáculo “O Reino de Gataria”, do grupo Companhia Atores In Cena. E no fim da noite, na categoria Às Dez em Cena, a Companhia Oxente apresentou “Anáguas”, no auditório B do Ópera.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário