one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Projeto busca diminuir ansiedade e “deslumbre” de promessas para Rio 2016

Imagem:

Compartilhar:

Projeto busca diminuir ansiedade e “deslumbre” de promessas para Rio 2016

Criado em 31/07/12 15h23 e atualizado em 31/07/12 17h41
Por Moreno Bastos Fonte:Especial para EBC na Rede

Integrantes do projeto Vivência Olímpica
Cinco dos 16 jovens que são apostas brasileiras para os Jogos do Rio conheceram Londres e algumas instalações dos Jogos de 2012 (Moreno Bastos / Especial para a EBC na Rede)

Londres - Aos 18 anos, Flavia Gomes já é uma campeã. Títulos não lhe faltam: Mundial Juvenil, vice-campeonato nas Olimpíadas da Juventude, medalhista no Grand Slam do Rio de Janeiro. A precoce carreira de títulos e glórias, porém, não foram suficientes para controlar a emoção quando visitou a Vila Olímpica de Londres, nessa segunda-feira (31).

“Entrar na vila e não se deslumbrar? Não tem como. Vi de perto astros como Usain Bolt, Michael Phelps, aquele lugar enorme. Fiquei deslumbrada, sim”, admite a jovem.

Creative Commons - CC BY 3.0 -



E reduzir o impacto desse encantamento é o principal objetivo do “Vivência Olímpica”, promovido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que vai trazer à capital inglesa 16 jovens atletas brasileiros, com potencial de sucesso nos Jogos do Rio, em 2016. Flavia Gomes faz parte da primeira turma, composta ainda pelo jogador de vôlei de praia Vitor Felipe, pelo mesatenista Hugo Calderano, a velejadora Martine Grael e o tenista Thiago Monteiro. Coordenadora do projeto, a ex-ginasta Soraya Carvalho, explica a importância desse deslumbramento do quinteto em Londres.

“A ideia é que eles vivenciem uma Olimpíada, vejam como é a vida em uma vila olímpica. Eles tiveram contato com outros atletas, participaram de treinamentos, acompanharam palestra de técnicos. Após esse primeiro encantamento, a ideia é que eles cheguem mais focados para as disputas em 2016”, diz Soraya.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


O modelo usado pelo COB é similar aos já implementados por outras nações, que já há alguns anos, levam promessas para o futuro a Olimpíadas para ganharem experiência. Um dos exemplos é o “Team Behind The Team”, projeto da delegação britânica, usada em Pequim 2008 com alguns atletas que hoje disputam medalhas em casa.

Todos os 16 atletas escolhidos para o projeto são de esportes individuais ou em duplas. O critério, segundo Soraya, foram resultados obtidos por eles nos dois últimos anos, em competições diversas, como os Jogos Olímpicos da Juventude, ocorrido em Cingapura, em 2010.

Também eleito, o jogador de vôlei de praia Vitor Felipe , de 21 anos, se empolgou com a possibilidade de treinar ao lado de alguns de seus ídolos; as duplas Emanuel e Alisson e Ricardo e Pedro Cunha, que estão em Londres atrás de medalhas.

“Sem dúvida foram cinco dias intensos e que ganhei muita experiência”, diz o jovem de João Pessoa (PB) que após disputar os três últimos anos no Circuito Mundial sub21, está de mudança para o Rio de Janeiro, onde vai formar com Evandro, uma possível nova dupla de sucesso no esporte.

Ser uma aposta do COB para Vitor Felipe não é encarado como pressão. “Pra mim é um incentivo. É uma oportunidade para nós. Espero que tudo de certo no caminho.”

O mesatenista Hugo Calderano e o tenista Thiago Monteiro também conversaram com a equipe EBC na Rede em Londres. Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário