one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Talento na vela é hereditário

Imagem:

Compartilhar:

Talento na vela é hereditário

Criado em 31/07/12 18h44 e atualizado em 31/07/12 18h59
Por Moreno Bastos Fonte:Especial para EBC na Rede

A velejadora Martine Grael em Londres
Com apenas 21 anos, Martine Grael tentou índice olímpico para competir em Londres na classe 470 (Moreno Bastos / Especial para a EBC na Rede)

Londres - Ao contrário dos outros quatro integrantes do grupo “Vivência Olímpica” que estão em Londres, Martine Grael não parecia tão deslumbrada ao conhecer algumas instalações e experimentar o clima das Olimpíadas. Enquanto seus colegas se encantavam com Jogos, a velejadora de 21 anos demonstrava outra impressão.

“Eu acho que o que mais me impactou nessa viagem foi a sensação de não estar aqui competindo. Tentei classificar com a Isabel (Swan, na classe 470). Mas não conseguimos. Foi uma frustração. Mas eu acho que é essa frustração vai servir como motivação para estar nos Jogos de 2016”, afirma Martine.

O gosto pela vela e pela competição está no sobrenome. Martine é filha de Torben Grael, brasileiro com maior número de medalhas olímpicas na história. Foram cinco conquistas: dois ouros (Atlanta 1996 e Atenas 2004), uma prata (Los Angeles 1984) e dois bronzes (Seul 1988 e Sidney 2000). A trajetória do pai é a maior inspiração, mas Martine revela que se há qualquer tipo de pressão por seguir a mesma carreira de Torben, ela não começa em casa.

“Ele não fala sobre pressão. Meu pai já vivenciou muita coisa e teve muito sucesso. Ele inspira muita gente, inclusive a mim. É um ídolo. Eu sempre procuro uma opinião dele quando preciso. Acho que certamente existe uma pressão, para que eu siga os passos do meu pai e que tenha uma carreira tão vitoriosa quanto a dele, mas acho que isso será consequência de quanto eu treinar e de meu talento. Precisa de tempo também”.

Após bater na trave na primeira tentativa, Martine espera cumprir sua meta e a do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), e estar defendendo o Brasil nos Jogos do Rio. Para isso, leva um dos ensinamentos do pai, acostumado aos desafios olímpicos.

“Ele disse que as pessoas acham que a Olimpíada é diferente, mas que na verdade ela que tem que ser encarada apenas como uma outra competição”.

Em suas conquistas nos Jogos Olímpicos, Torben Grael, acostumado a ganhar títulos em diversos tipos de barco, atuou na maior parte das vezes na classe Star. Apenas a prata em Los Angeles foi obtida na classe Solling. Apesar de buscado uma vaga em Londres na classe 470, Martine está em formação. Ela já sabe que a meta é estar nos Jogos Olímpicos daqui quatro anos, mas eclética como o pai, ainda não definiu dentro de qual barco.

“Ainda não tomei essa decisão”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário