one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grã-Bretanha tem na educação a base para o esporte

Imagem:

Compartilhar:

Grã-Bretanha tem na educação a base para o esporte

Criado em 13/08/12 08h27 e atualizado em 13/08/12 08h50
Por Bernardo Medeiros e Moreno Bastos Fonte:Especial para a EBC

Crianças em Londres
Crianças inglesas participam de programas de incentivo ao esporte desde cedo (foto: Moreno Bastos / Especial para EBC na Rede)

É bem verdade que o fato de jogar em casa ajudou, mas entender porque a Grã-Bretanha irá encerrar os Jogos Olímpicos na terceira colocação vai além da torcida ou até mesmo da condição econômica. A cultura esportiva do país, aliada ao forte investimento na base, fazem da ilha monárquica uma potência em quase todas as modalidades.

Para a disputa de 2012, por exemplo, o comitê dos Jogos selecionou mais de 500 espaços de preparação para as delegações. Somente na capital Londres foram 94. As instalações, públicas e privadas, são escolas, clubes e parques. Abrigado no Crystal Palace, onde boa parte da delegação brasileira ficou, o corredor Sandro Viana até brincou. "Isto aqui para mim é a Disneylândia. Tem espaço para todos os esportes, além do suporte médico. Eu fico imaginando onde o pessoal da Grã-Bretanha treina".

Um levantamento realizado pelo jornal Telegraph mostra a importância do esporte nas escolas. Dos 542 atletas do Team GB, o jornal conseguiu determinar a origem de 440. E o número impressiona: 300 deles (68%) foram formados em instituições públicas. Outros 52 estudaram (ou ainda estudam) fora do país, ante 88 de escolas britânicas particulares.

O plano do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para o Rio-2016, a princípio, parece modesto. A ideia é encerrar os jogos em casa entre os dez melhores colocados. Para um país com a sexta economia do mundo e a quinta maior população, parece pouco. Os resultados, contudo, não aparecem da noite para o dia, como bem lembrou o técnico do medalha de ouro Arthur Zanetti (primeiro brasileiro a subir ao pódio na ginástica), Marcos Gotto, ao dizer que os atletas que irão competir no Rio-2016 já existem e irão apenas se aprimorar no ciclo olímpico.

As novas políticas públicas para o esporte brasileiro pretendem ir da base até o esporte de alto rendimento. No fim dos Jogos Olímpicos de Londres, o governo brasileiro irá anunciar um plano de investimento, que segundo o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, deve chegar em R$ 1 bilhão. Em primeiro momento, o alvo são as categorias individuais e menos tradicionais no país, carentes de estrutura. A linha foi dada pela presidenta Dilma Rousseff, em visita ao Crystal Palace.

“O Brasil é muito forte hoje nos jogos coletivos, somos bons em futebol, vôlei, basquete e handebol. Sempre nos esportes coletivos a gente leva medalha, mas acontece que, apesar de ser um time completo, você ganha uma medalha, e tem esportes individuais que são mais medalhados”, disse a presidenta.

Os novos investimentos unem-se aos projetos já iniciados em 2010 no Centro Olímpico de Treinamento (COT), no Autódromo do Rio de Janeiro. O Parque Olímpico que será construído também abrigará  instalações para 22 modalidades, como saltos ornamentais, nado sincronizado, atletismo, badminton e esgrima. Quando concluído, o centro será o único de grande porte na América Latina e servirá para que, a partir de 2020, o Brasil se transforme, definitivamente, em uma potência olímpica.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário